Rolo de avelã e tangerina
Delícia com massa de brioche

Culinária

Fique a saber como fazer em casa a deliciosa massa brioche para este Rolo de avelã e tangerina. Resulta sempre!

Qui, 24/01/2019 - 14:30

Rolo de avelã e tangerina

10 porções
Tempo de preparação: 2 h
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorifico: 3 dias
Congelador: 15 dias

Ingredientes:
MASSA BRIOCHE: 
425 g de farinha
25 g de fermento de padeiro
1,5 dl de leite morno
1 ovo
1 gema
60 g de açúcar
50 g de manteiga amolecida
1/2 limão (raspa)
1 c. (de sopa) de rum
sal q.b. 
RECHEIO:
1 cháv. (de chá) de doce de pêssego
3 tangerinas cristalizadas
120 g de miolo de avelã picado
50 g de passas de uva
1 ovo
farinha, manteiga e açúcar q.b. 

Preparação:
1 - Prepare a massa de brioche: Coloque 150 g da farinha numa tigela. À parte, dissolva o fermento no leite morno. Adicione a mistura de leite e fermento à farinha e envolva. Junte o ovo e a gema ao preparado e envolva bem. À parte, amasse o açúcar com a manteiga. Junte uma pitada de sal, a raspa de limão e o rum e continue a amassar. Junte os dois preparados e amasse. Acrescente, aos poucos, a restante farinha e amasse bem. Deixe levedar até dobrar de volume. 
2 - Forme uma bola com a massa, coloque-a numa tigela, tape-a com um pano húmido e deixe levedar novamente até dobrar de volume. Depois de lêveda, coloque a massa sobre a superfície de trabalho polvilhada com farinha e estenda-a com o rolo de cozinha até obter um retângulo com cerca de 40 x 36 cm e 0,5 cm de espessura. 
2- De seguida, barre o retângulo com o doce de pêssego, tendo o cuidado de deixar umas margens sem doce. Humedeça essas margens com um pouco de água, espalhe a tangerina cortada em pedacinhos, o miolo de avelã picado e as passas de uva sobre o doce e enrole o retângulo como se fosse uma torta. 
3- Coloque o rolo sobre o tabuleiro do forno untado com manteiga e polvilhado com farinha e deixe levedar até dobrar de volume. Ligue o forno a 180º C. Pincele o rolo com o ovo, polvilhe com açúcar e leve ao forno por 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de servir.

Veja mais receitas Cozinhar Sem Stress aqui

Siga a Revista VIP no Instagram