Rogério Samora
“Nunca vai ser o que era”: Ator teve duas paragens cardiorrespiratórias

Nacional

O primo de Rogério Samora esteve à conversa com Júlia Pinheiro sobre o estado de saúde do ator e garantiu que este “nunca vai ser o que era.”

Qui, 02/09/2021 - 21:14

Rogério Samora, que foi internado a 20 de julho nos Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra – estando em “estado comatoso” desde então – teve duas paragens cardiorrespiratórias nesse dia que mudou para sempre a vida do ator. Em conversa com Júlia Pinheiro, na SIC, o primo do ator atualizou, mais uma vez, o estado de saúde do Cajó de “Amor Amor”, e contou que Samora foi socorrido poucos minutos depois no estúdio onde estava a gravar a novela.

“Os bombeiros e o INEM chegaram cinco a seis minutos depois de o Rogério ter sofrido a paragem cardiorrespiratória”. Levou duas injeções de adrenalina, para o tentarem reanimar, e foi transportado para o hospital. “Durante o percurso, acabou por ter uma nova paragem”, conta Carlos Samora, ao mesmo tempo que diz que o ator se mantém com prognóstico reservado, mas estável. “Está a dormir (…) Nunca recuperou a consciência. Não está em coma, nem ligado a nenhuma máquina”, revela, adiantando que o primo é alimentado através de uma sonda.

Primo de Rogério Samora: “Temos de ser fortes”

Visita assídua no Hospital Amadora-Sintra, Carlos Samora refere que Rogério Samora nunca teve um histórico de saúde que perspetivasse este quadro clínico. E tem consciência de que o ator não pode continuar na Unidade de Cuidados Intensivos por muito mais tempo. “Logo que haja disponibilidade para o transferir para os continuados ou para um centro exterior…”, diz, frisando que quer os seus últimos dias sejam vividos com conforto, cuidados de saúde e dignidade.

“Eu quero que o Rogério tenha uns últimos de vida, esperemos que sejam muitos, continuamos a acreditar… Mas temos a consciência de que o Rogério que aparecer nunca vai ser o Rogério que era. É um dado adquirido. Custa-nos muito dizer isto, mas temos de ser fortes e de ter a consciência de que a realidade é esta”, afirmou, dizendo que tem esperança de que um milagre aconteça. Tanto ele, como a sua mulher e os filhos, assim como Rita Loureiro, “a sua amiga do coração”. Carlos revela que “ela tem sido o ombro amigo” do ator, quando este tem algum problema e “está a sofrer muito”, embora se encontre fora do País.

Durante a conversa com Júlia, o primo de Rogério Samora comentou ainda que o Cajó de Amor Amor nunca teve uma boa relação com o pai e o irmão. “O Sr. Edmundo não sabe o que está a acontecer, ele tem Alzheimer e está num lar”. Já o irmão do ator, Paulo, encontra-se a viver em Espanha e Carlos conta que não dá notícias há vários anos. “Quando isto aconteceu mandei-lhe uma mensagem e até hoje não obtive resposta”, conclui.

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram