Ricardo Araújo Pereira
Tem novidade bombástica para os fãs

Nacional

“Reaccionário com Dois Cês” é o novo livro de Ricardo Araújo Pereira, editado pela Tinta-da-China, que compila crónicas do humorista sobre temas como Portugal.

Qui, 02/11/2017 - 10:51

“Reaccionário com Dois Cês” é o novo livro de Ricardo Araújo Pereira, editado pela Tinta-da-China, que compila crónicas do humorista sobre temas como Portugal, liberdade de expressão e até a vagina de Marine Le Pen, entre outras “rabugices”.

 

O livro junta crónicas publicadas nos últimos cinco anos por Ricardo Araújo Pereira, organizadas pela editora Bárbara Bulhosa, e apresenta-se como um livro de “rabugices sobre os novos puritanos e outros agelastas”, ou seja, pessoas sem sentido de humor, e chega às livrarias no dia 10 de novembro.

 

O livro assenta numa base de liberdade de expressão, a partir da qual o autor discorre sobre o mais variados temas, que vão de assuntos relacionados com Portugal e com a língua portuguesa — como revela o título -, até às novas tecnologias, redes sociais e seus justiceiros, política e a “escatologia dos euros”.

 

Além da liberdade de expressão, está sempre igualmente patente o reacionarismo que o próprio autor assume, designadamente em relação a “novidades como o ‘brunch’, as caixas de comentários de jornais ‘online’, a moderna utilização do adjetivo ‘brutal’, o pensamento positivo, as notícias do ‘lifestyle’, e todos os meios de comunicação inventados depois do telégrafo”, lê-se na contracapa.

 

Sobre estes temas, “o autor é reacionário, com dois cês, como deve ser”.

 

Dividido em quatro capítulos — “Comente o Seguinte País”, “Admirável Facebook Novo”, “Então mas o Que É Isto?”, e “Assim Como Nós Não Perdoamos a Quem Nos Tenha Ofendido” -, este novo livro sucede ao ensaio “A Doença, O Sofrimento E A Morte Entram Num Bar”, editado em dezembro de 2016.

 

Na primeira parte, encontram-se crónicas como “O assassino favorito de Santa Comba Dão”, “007 contra gold visa”, “A leste do paraíso fiscal”, “Dai a Centeno o que é de Centeno”, “EMEL vs ASAE: o recontro final”, “Um disco riscado chamado Portugal”, “Escatologia dos euros” e “Quando Deus entrou no meu carro”.

 

No capítulo dedicado ao Facebook, é abordada a temática da ‘selfie’, sob o título “A propriazinha”, o “E-aborrecimento”, “O feice e o martelo”, “Uma coisa em forma de lifestyle”, ou “Frankenstrump, uma história menos conhecida de Mary Shelley”.

 

Leia mais aqui.

 

 

Fotos: D.R.

 

 

Veja também:

João Paulo Rodrigues

Tem novidade bombástica

Sofia Ribeiro

Vive momento difícil no hospital

 

João Ricardo

Amigos despedem-se do ator após agravamento do estado de saúde

 

Ítalo Lima

Faz tatuagem para celebrar nascimento da filha

 

Diana

A deputada que aquece as redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram