República Checa
Roteiro das termas de luxo

Viagens

Os poderes terapêuticos das águas termais checas são conhecidos em todo o Mundo

Seg, 17/08/2015 - 12:00

Muitos dos turistas que viajam ate a República Checa fazem-no com o intuito de conhecer Praga, uma cidade de múltiplos encantos,que se ergueu sobre nove colinas, cheia de ricos monumentos e que conserva ate hoje um charme medieval. Se visitar Praga proporciona umas ferias com mais cultura, visitar as estancias termais da Boémia Ocidental e da Morávia significa umas férias com mais saúde. 

Por entre as montanhas de um verde luxuriante e as cidades pitorescas escondem-se verdadeiros templos para o corpo e para a mente. A fama das termas da República Checa ultrapassa as fronteiras daquele país da Europa Central e as propriedades terapêuticas das suas águas minerais são elogiadas em todo o Mundo, ou as 37 cidades termais não recebessem milhares de turistas todos os anos. 

Teplice é a cidade termal mais antiga na República Checa, já no século XVI era muito procurada pelas suas águas medicinais e é nesta altura que surgem os primeiros complexos termais. Porém, a qualidade das suas águas de nascente e conhecida há pelo menos 2000 anos, como comprovam registos arqueológicos sobre o aparecimento de moedas romanas e celtas junto as nascentes. 

Ao longo dos tempos, Teplice recebeu os mais ilustres clientes, entre os quais se destacam Ludwig Van Beethoven e o czar Pedro I da Rússia, também conhecido como Pedro, o Grande, que no outono de 1712 se banhou naquelas águas. O rei Gustavo IV Adolfo da Suécia foi outra das proeminentes figuras da monarquia a visitar aquela cidade, que hoje oferece modernos complexos e infraestruturas para proporcionar o máximo conforto aos turistas que vão a procura de descanso, mas sobretudo em busca do poder medicinal das águas termais. Teplice e conhecida pelos seus tratamentos do sistema musculoesquelético, doenças vasculares e perturbações do sistema nervoso e mental.

Karlovy Vary, Mariánske Lázne e Frantiskovy Lázn compõem o famoso triângulo termal da Boémia Ocidental. Setenta e nove nascentes compõem o complexo de Karlovy Vary, a maior e mais visitada cidade termal da República Checa, que dispõe dos mais variados tratamentos de balneoterapia. Ali, os pacientes podem recuperar de distúrbios metabólicos e digestivos, doenças dos sistemas locomotor e neurológico, assim como tratamentos específicos para doentes em convalescença oncológica, entre outros. Quem já esteve naquela estância termal conta que não saiu de lá sem provar o famoso licor de ervas Becherovka ou as bolachas termais quentes com nozes. 

Marianske Lázne é outra das estâncias termais mais apreciadas. O compositor Chopin e o filósofo Nietzsche foram dois dos seus ilustres clientes. Nesta cidade rodeada por um verdejante vale, onde o ar puro conforta a alma, existem vários hotéis balneários. O Spa Hotel Butterfly e o Spa Hotel Royal são duas das opções. Quanto a Frantiskovy Lázne, que e a mais pequena cidade termal do conhecido triângulo, destaca-se a beleza da arquitetura classicista dos pavilhões e balneários, bem como os efeitos terapêuticos das 24 nascentes. As águas de elevado teor alcalino, as lamas e os gases que emanam do interior da terra são indicados para o tratamento de doenças cardíacas, arteriais e do foro feminino. Na região da Morávia destaca-se a cidade termal de Luhacovice, com um microclima agradável, e o Spa Darkov, com dois health resorts. Este último tem uma longa existência e tradição e esta aberto desde 1867.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram