Rei Carlos III
Revelada mensagem amorosa da rainha Isabel II para o filho

Realeza

A Casa Real britânica divulgou uma mensagem amorosa da rainha Isabel II, dirigida ao filho mais velho, o rei Carlos III.

Sáb, 10/09/2022 - 13:00

A rainha Isabel II morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos, e nos últimos dias a Casa Real tem prestado várias homenagens à monarca, que esteve à frente da Coroa durante 70 anos. Foi agora revelada uma mensagem especial que a soberana escreveu para o filho, o rei Carlos III.

Neste sábado, 10 de setembro, as redes sociais da família real britânica partilharam um conjunto de fotografias de Isabel II, em que esta surge ao lado dos filhos e do marido, o príncipe Filipe de Edimburgo. Na descrição da publicação, foi divulgada uma mensagem especial da monarca, dirigida ao seu filho mais velho.

“Para o príncipe Filipe e para mim, não pode haver maior prazer ou conforto do que saber que aos seus cuidados estão confiados com segurança os serviços e deveres para com os outros”, lê-se.

Na mesma nota, podem ler-se algumas palavras referentes ao trabalho que o Rei Carlos III fez enquanto membro sénior da realeza e enquanto príncipe herdeiro, durante os anos em que a mãe esteve à frente da Coroa de Inglaterra.

“Sua Majestade o Rei passou a sua vida profissional ao serviço do público através dos seus mecenatos, com especial enfoque nas causas ambientais e nos jovens. Seus muitos deveres de apoio à Rainha incluíram representar Sua Majestade e o Reino Unido no exterior, participando de eventos como Visitas de Estado ao Reino Unido, Abertura Estadual do Parlamento e Reuniões de Chefes de Governo da Commonwealth.”

Pode ver tudo aqui:

Carlos III foi proclamado rei neste sábado

Carlos III foi proclamado rei neste sábado, 10 de setembro, numa cerimónia no Palácio de St.James, em Londres. O monarca, que ascende ao trono aos 73 anos, após a morte da rainha Isabel II, reuniu com o Conselho Privado e a proclamação foi assinada por um grupo de conselheiros, que inclui os arcebispos de Cantuária e York, a primeira-ministra Liz Truss e os membros da família real presentes.

O novo rei de Inglaterra presidiu o Conselho Privado e discursou na Sala do Trono. O discurso foi emitido pelas televisões de todo o mundo e Carlos III jurou proteger a Igreja da Escócia, o exército e servir o Reino Unido e “todos os territórios que lhe pertencem.” “Para cumprir estes deveres estou constantemente a ser apoiado pela minha esposa Confirmo também a minha intenção de continuar a tradição de entregar as receitas da herança ao governo para benefício em troca da concessão soberana que sustenta meus deveres oficiais como chefe de estado e chefe de nação”, acrescentou.

O príncipe William e a rainha consorte Camilla assinaram o juramento do príncipe Carlos, bem como as restantes testemunhas presentes na Sala do Trono.

A Guarda Real alinhou-se no paço do Palácio de St.James. Ouviram-se as trompetas, seguidas de 41 tiros de canhão, foi lida a proclamação do o rei Carlos III e, depois, o monarca subirá à varanda para ser oficialmente proclamado rei de Inglaterra e da Commonwealth.

Com a ascensão ao trono, Carlos herda cerca de 425 milhões de euros da rainha Isabel II, para além dos subsídios estatais e rendas de que passará a dispor por ser o novo rei de Inglaterra.

Ainda neste sábado, o rei Carlos III deverá ainda encontrar-se com o marechal Conde Edward Fitzalan-Howard, o respondável pelos preparativos das cerimónias fúnebres da rainha de Inglaterra, que esteve à frente do trono durante 70 anos.

O corpo da rainha Isabel II ainda permanece em Balmoral, na Escócia, e só amanhã é que vai ser transportado para Londres, através de uma longa viagem de comboio.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram