Rei Carlos III
Reduzida e menos extravagante: Revelados novos detalhes da cerimónia de coroação do rei

Realeza

A cerimónia de coroação do rei Carlos III está marcada para o próximo ano, mas foram agora revelados novos detalhes.

Seg, 10/10/2022 - 16:30

Carlos III foi proclamado rei de Inglaterra depois da morte da rainha Isabel II. A cerimónia de coroação está marcada para o próximo ano, mas foram agora revelados novos detalhes.

Segundo revela o Mail on Sunday, a cerimónia de coroação do soberano, de 73 anos, vai ser mais discreta e muito menos extravagante do que as anteriores.

A mesma publicação conta ainda que a cerimónia vai ser mais curta – em vez de durar três horas, não deverá ter mais do que uma hora – e vai contar com menos convidados – os 8 mil vão ficar reduzidos a dois mil. Nesta cerimónia, Camilla Parker Bowles vai também ser coroada rainha consorte.

“O rei retirou muito da coroação em reconhecimento de que o mundo mudou nos últimos 70 anos”, contou uma fonte próxima da Casa Real.

“O rei está ciente das lutas sentidas pelos britânicos modernos, por isso verá os seus desejos realizados, embora a cerimónia da coroação deva permanecer correta e fiel às tradições de longa data, também deve ser representativa de uma monarquia num mundo moderno”, findou.

Rei Carlos III faz discurso arrepiante sobre a morte da mãe

No dia 9 de setembro, o rei Carlos III discursou pela primeira vez após a morte da rainha Isabel II. As primeiras palavras do novo rei de Inglaterra foram carregadas de muita emoção e ficaram marcadas pelos agradecimentos à mãe e pelas promessas enquanto novo soberano.

Todo vestido de preto e com um retrato de Isabel II. Foi assim que o rei Carlos III surgiu, na emissão televisiva que foi para o ar às 18h. “Durante toda a sua vida, a Sua Majestade, a Rainha, a minha querida mãe, foi uma inspiração, um exemplo para mim e para toda a minha família (…) Presto homenagem à memória da minha mãe e honro a sua vida de serviço”, começou por dizer.

O novo rei do Reino Unido lembrou a promessa que a sua mãe fez de “dedicar a sua vida, fosse ela curta ou longa, aos seus povos, e isso foi mais do que uma promessa, foi um empenho pessoal profundo que definiu toda a sua vida.”

“Ela fez sacrifícios pelo dever, a sua dedicação, a sua devoção nunca teve momentos de quebra. É essa promessa de vida que eu renovo para vós hoje, aqui”, acrescentou.

Leia mais aqui

Texto: Mafalda Mourão; Foto: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram