Rainha Letizia
De tiara e vestido novo para receber Marcelo

Realeza

A rainha de Espanha usou, pela primeira, vez a ‘polémica’ diadema Cartier, cravejada de pérolas e diamantes, e brilhou no jantar de gala que o casal real ofereceu a Marcelo Rebelo de Sousa. Saiba qual é a história desta tiara…

Ter, 17/04/2018 - 11:29

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se em visita oficial a Espanha. E nesta segunda feira à noite, 16 de abril, Letizia e Felipe VI foram os anfitriões de um jantar de gala oferecido ao Presidente da República, que teve lugar no Palácio Real de Madrid.

Todos os olhos estavam postos na rainha e no look escolhido para a ocasião. E, mais uma vez, Letizia não desiludiu. Pelo contrário, surpreendeu pela elegância e novidade. Esta foi a primeira vez que a monarca usou a tiara Cartier, uma das mais icónicas dos Borbón.

LEIA AINDA: Letizia discute com sogra em público e impede-a de tirar foto com neta (vídeo)

A ‘polémica’ tiara

A diadema foi desenhada por Cartier em 1920, é de inspiração art-deco e trabalhada com diamantes e sete enormes pérolas numa base de platina. Originalmente, a magnífica peça continha esmeraldas em vez das pérolas. E foi criada para a rainha Victoria Eugenia, mulher de Afonso III, que a adeixou de herança para a sua filha Maria Cristina. Posteriormente, o rei Juan Carlos chegou a um acordo com a sua tia para que a tiara voltasse para a família real, passando a pertencer à rainha Sofia, em 1975. Dizia-se que esta era uma das suas favoritas.

Numa espécie de acordo não escrito, a diadema apenas deveria ser usada por rainhas, mas Sofia quebrou a ‘regra’, e emprestou a joia à sua filha, a infanta Cristina, que a usou no casamento da princesa Victoria da Suécia com Daniel Westling, em junho de 2010. Uma decisão que surpreendeu os especialistas e que deu origem à polémica, segundo a Vanitatis. Pois, os espanhóis acreditam que Letizia nunca usou a tiara Cartier por ter sido a cunhada a última a usá-la. Até agora.

E o vestido?

Além da ‘estreia’ da diadema, Letizia escolheu, também, um vestido novo para o jantar de honra a Marcelo Rebelo de Sousa. A rainha deslumbrou num elegante e longo vestido azul escuro com pérolas incrustadas de cima a baixo, da criadora Ana Locking e que pertence à coleção primavera/verão 2017. A criação, de mangas compridas, decote redondo e racha na saia, tem aberturas originais na zona dos braços, desde os ombros até aos cotovelos, bem como nos dois lados do peito, tanto na frente como nas costas. os sapatos de salto alto são Nina Ricci.

 

 

Fotos: Reuters e Casa Real de Espanha

Siga a Revista VIP no Instagram