Juan Carlos
“Quero o melhor para Espanha”

Realeza

Monarca explicou os motivos que o levaram a abdicar do trono, após 39 anos de reinado

Seg, 02/06/2014 - 00:00

Numa declaração pública feita através da rádio e televisão, o rei Juan Carlos revelou os motivos que o levaram a abdicar do trono espanhol. O monarca explica que tomou a decisão no início do ano e afirma que é tempo de passar o trono para a “nova geração”. 

 

“Herdei do meu pai, o conde de Barcelona, o legado histórico do reino de Espanha. Ao longo destes 39 anos sofri com os espanhóis nos momentos de dor. Sinto um futuro carregado de esperança. Espanha é uma grande nação. Há um impulso de renovação na força de um novo futuro com uma nova geração que reclama protagonismo. É importante passar para uma geração mais jovem”, declarou, acrescentando: “A minha única ambição como rei foi sempre e será o bem estar e o progresso dos espanhóis. Quero o melhor para Espanha”.

 

Juan Carlos faz depois grandes elogios ao filho herdeiro, o príncipe das Astúrias. “O meu filho Felipe encarna a estabilidade do futuro. Decidi abdicar quando em janeiro fiz 76 anos. O príncipe das Astúrias está preparado para uma nova etapa de esperança e contará com o apoio da princesa Letizia”.

 

Antes de terminar o discurso, o marido da rainha Sofia agradeceu aos espanhóis e à mulher. “Desejo expressar a minha gratidão ao povo espanhol e a todos os que me ajudaram durante o meu reinado e por fim quero expressar a minha gratidão a rainha”. 

 

Texto: Ricardina Batista; Foto: Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram