Jorge Mendes
Quer comprar iate de Juan Carlos

Realeza

O barco está à venda por dez milhões de euros, mas o empresário ofereceu oito
milhões

Sex, 27/06/2014 - 00:00

Dez milhões. É este o valor que o empresário Jorge Mendes vai pagar pela compra do iate de luxo que, apesar de pertencer ao património nacional de Espanha, tem estado ao serviço de Juan Carlos e da casa real espanhola. Isto no caso de o negócio não ser concretizado por oito milhões, valor que Mendes terá oferecido de imediato pela compra da embarcação, ancorada na marina de Palma de Maiorca.

Segundo a Imprensa espanhola, o “superagente”, como Jorge Mendes é conhecido, manifestou interesse em adquirir o barco que tem sido usado pela família real espanhola, logo após ter sabido que este estava à venda. A mesma Imprensa acrescenta ainda que Mendes e a mulher, Sandra Mendes, já terão viajado até Maiorca para conhecer a embarcação. Nesse dia, o empresário terá manifestado o seu interesse na aquisição e feito de imediato a oferta de oito milhões de euros, menos dois milhões do que o valor inicialmente pedido para o negócio.

Note-se que o Fortuna é totalmente espanhol. Foi construído no país vizinho no ano de 2001 e oferecido ao antigo rei de Espanha por um grupo de 25 empresários espanhóis, que o doou ao Património Nacional. Na altura, custou mais de 21 milhões de euros. Nos últimos 13 anos acolheu toda a monarquia espanhola, durante as tradicionais férias em Palma de Maiorca.

É neste barco que toda a família tem sido fotografada durante os passeios pelo mar Mediterrâneo e foi também nesta embarcação que Letizia, a nova rainha de Espanha, estava a apanhar banhos de sol, quando foi fotografada em biquíni, fotografias que correram o mundo. O Fortuna, que atualmente tem o nome de Foners, conta com menos de mil horas de navegação. Mede mais de 40 metros de comprimento e foi construído para alcançar velocidades superiores a 65 nós (cerca de 35 km/h). O interior é revestido a madeira de plátano com detalhes em ouro. O salão principal está decorado com sofás, cadeiras e mesas e tem uma televisão de 46 polegadas. Tem capacidade para acomodar oito pessoas, em quatro cabines. Inclui ainda uma suíte e um camarote VIP.

Uma curiosidade? Toda a estrutura do barco é à prova de bala. Estão assim reunidos todos os requisitos para que Jorge Mendes, a família e os amigos possam passar dias de férias tranquilos em alto-mar. É que, do núcleo pessoal do dono da empresa Gestifute, fazem parte Cristiano Ronaldo e a família. Mendes é, inclusive, o agente de CR7 e responsável por toda a carreira do jogador. O empresário português representa ainda os jogadores Fábio Coentrão, Nani e Pepe, entre outros, e também o treinador José Mourinho. A trazer o Fortuna para Portugal, ou mesmo navegando apenas em águas internacionais, não será de estranhar ver a bordo, ao lado de Mendes e da família, os nomes atrás referidos.

Texto: Micaela Neves; Fotos: Impala e Lusa

Siga a Revista VIP no Instagram