André Sousa Bessa
Queda fatal provoca afogamento

Nacional

Judite Sousa costumava dizer que André era o homem da sua vida, o seu único amor

Sex, 11/07/2014 - 00:00

Dor. Muita dor. A jornalista da TVI Judite Sousa está arrasada com a morte do seu único filho, André Sousa Bessa, de 29 anos, ocorrida na madrugada de 28 de junho, numa vivenda conhecida como Quinta de S. Simão, localizada na zona de Picheleiros, em Azeitão, na serra da Arrábida.

Segundo a VIP apurou junto de fontes policiais e do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), o falecimento do jovem terá ficado a dever-se a um trágico acidente. André estaria ao telemóvel e a caminhar sobre um muro da piscina, quando se terá desequilibrado e caído de uma altura de cerca de dois metros, batendo com a cabeça no fundo de um tanque de reciclagem da água da piscina, com 25 centímetros de profundidade. Terá perdido a consciência e, durante mais de 15 minutos, ficou com o rosto submerso na água que estava no fundo do tanque. A queda, de acordo com os dados preliminares da autópsia a que a VIP teve acesso, terá provocado danos cerebrais irreversíveis e a ingestão da água durante vários minutos terá implicado uma paragem cardiorrespiratória.

Em termos legais, o filho de Judite Sousa terá morrido vítima de afogamento. Os exames toxicológicos de André Bessa ainda não estão concluídos, mas fonte oficial revelou à VIP que o filho de Judite Sousa não apresentava indícios de consumo de qualquer estupefaciente. Contudo, os resultados finais daqueles exames, realizados no Instituto de Medicina Legal, só deverão ser conhecidos dentro de duas semanas.

Por ordem de um magistrado do Ministério Público, inspetores da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal estão a investigar o caso e a interrogar todas as pessoas que se encontravam na moradia no dia em que se deu o trágico acidente: “Recebemos instruções da Procuradoria-Geral da República para apurar o que se passou e é isso que temos feito ao longo dos últimos dias. Posso adiantar que, dos vários cenários já avaliados, não existe qualquer indício de crime. Estaremos na presença de um acidente, mas todos os cenários permanecem em aberto. A hipótese de homicídio é que está já posta de parte. Esta era uma situação académica, que teve de ser verificada, mas não se confirmou”, explicou à VIP Pedro do Carmo, diretor nacional adjunto da PJ, escusando-se a adiantar mais pormenores sobre o que aconteceu na Quinta de S. Simão, o local do acidente, pertencente a um empresário que, entre outros empreendimentos, é dono da cadeia de hotéis Altis.

Refira-se que a investigação à morte de André Bessa, ordenada pela Procuradoria-Geral da República, pretende apenas, segundo a VIP apurou, evitar a repetição da polémica que envolveu a morte de estudantes na praia do Meco, igualmente na região de Setúbal. Na altura, a Polícia Judiciária e o Ministério Público foram acusados pelos familiares das vítimas de não terem desenvolvido os esforços necessários durante a investigação. Desta vez, as autoridades judiciais e policiais, bem como os médicos legistas, estão a investigar pormenorizadamente o acidente.

No dia 3, 15 inspetores da PJ de Setúbal terão estado no local da tragédia para determinar quem estava na festa, o que comeram e beberam, se discutiram e o que terão feito nos momentos de diversão, próprios deste tipo de eventos. Para além de interrogarem vários participantes na festa, terão também falado com os responsáveis pela manutenção da quinta. As pistas, apurou a VIP, apontam invariavelmente num único sentido: acidente.

André Sousa Bessa tinha acabado de concluir o mestrado em Management (curso de Gestão) na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. Em setembro, iniciava uma nova fase da sua vida profissional, numa empresa multinacional. Na sequência do trágico acidente que sofreu na madrugada do dia 28, o filho de Judite Sousa entrou num estado de coma profundo e esteve ligado a uma máquina de suporte de vida, no Hospital Garcia de Orta, em Almada. No entanto, todos os esforços revelaram-se incapazes de evitar o pior. O funeral de André Sousa Bessa aconteceu no dia 30 de junho. Para trás, deixa um rasto de saudade, dor e lágrimas.

Texto: Carlos Tomás; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram