Quando a vida obriga a decisões difíceis
A todas as mães emigrantes: «Ser mãe fora de Portugal é…»

Nacional

Susana Morais vive em França há cinco anos, é casada e tem duas filhas. Leia o testemunho sincero que a jovem escreveu sobre ser mãe fora de Portugal. Um sentimento «agridoce».

Qua, 20/02/2019 - 19:40

Susana Morais vive em França há cinco anos, é casada e tem duas filhas. No página Oh Mamã faz desabafos, dá dicas e informações sobre emigração. Leia o testemunho sincero que a jovem escreveu sobre ser mãe fora de Portugal. Um sentimento «agridoce».

Ser mãe fora do nosso país é fazer as compras e decorar o quarto do bebé, sem alguém para nos ajudar a concluir a tarefa ao pormenor (sim, porque para o marido, rosa é rosa e um body é um body).

É ter medo que na altura em que as águas rebentarem, o marido esteja a trabalhar e não temos mais ninguém para nos socorrer. É ter pânico, de com o stress na altura do parto não perceber o que dizem, por ser em outra língua e não saber o que fazer. É, na altura em que o efeito da epidural começa a passar, não perceber que lhe disseram para esperar pela cadeira de rodas e cair estatelada no chão por ainda ter as pernas tipo esparguete.

Raio do francês que demorou para entrar! É ter quatro amas devido aos horários de trabalho, sofrer por ter que deixar as filhas com várias pessoas diferentes sem as conhecer bem, mas ficar orgulhosa por conseguirmos dar conta do recado.

É ter a consciência pesada por ver a escola a aproximar-se e saber que vão ter que lidar com o facto de não falarem francês, mas ao mesmo tempo ter orgulho de poder ir de férias e falarem com os avós na sua língua…

Leia aqui o artigo na íntegra.

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram