Príncipes André e Harry
Decidem não usar uniforme militar no funeral da Rainha Isabel II

Realeza

Os príncipes André e Harry foram autorizados pelo rei Carlos III a usar os uniformes militares no último adeus à Rainha Isabel II, após terem perdido os títulos militares honorários. Contudo, ambos optaram por não usar os trajes. Saiba tudo

Seg, 19/09/2022 - 12:00

Os príncipes André e Harry foram autorizados pelo rei Carlos III a usar os uniformes militares nas vigílias dos filhos e netos de Isabel II e no funeral da mesma, de acordo com a imprensa britânica. Apesar de ambos terem servido as forças armadas, optaram por acompanhar o caixão vestidos à civil entre o Palácio de Buckingham e o Palácio de Westminster. O mesmo aconteceu no funeral da monarca.

O príncipe Harry perdeu os títulos militares honorários quando decidiu renunciar à posição de membro a tempo inteiro da família real, em Janeiro de 2020. Atualmente vive com a mulher, Meghan e com os filhos, Archie e Lilibet, nos Estados Unidos.  Quanto ao príncipe André, a Rainha destituiu-o dos postos militares honorários, no passado mês de Janeiro, depois de ter sido envolvido num escândalo sexual. O príncipe foi acusado de abusar de uma mulher quando ela era ainda menor.

Apesar destes acontecimentos, foram autorizados a usar os uniformes militares, mas, por vontade própria, o príncipe Harry, neto de Isabel II, e o príncipe André, filho da monarca, optaram por não usar o traje militar no funeral da rainha.

Os comentadores especulam que André tenha escolhido ser discreto, redimindo-se da polémica. Já Harry terá optado por não usar o uniforme para demonstrar o desagrado de ter sido deixado de fora de alguns encontros familiares.

O funeral da rainha Isabel II, que morreu aos 96 anos, após mais de 70 anos no trono, conta com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo internacionais. Depois da cerimónia religiosa na Abadia de Westminster, a urna será depositada num jazigo no Castelo de Windsor onde se encontram os restos mortais dos pais e da irmã. O caixão do marido da monarca, o príncipe Filipe, será transferido para o mesmo local.

Siga a Revista VIP no Instagram