Príncipe William
Salário anual é revelado e está ao nível dos craques do futebol

Realeza

Numa nota acerca das contas financeiras do Ducado, o Príncipe Wiiliam prestou homenagem ao pai por “deixar uma marca indelével”.

Sex, 30/06/2023 - 15:00

Em 2023, o príncipe William recebeu salários, do Ducado da Cornualha, na ordem dos 6,84 milhões de euros, revelam contas reais. O príncipe de Gales herdou a propriedade após a morte da sua avó, a rainha Elizabeth II, e a ascensão do seu pai Carlos a rei, em setembro de 2022, e agora tem direito aos lucros excedentes todos os anos. O Ducado gerou lucros recordes de 24,048 milhões de libras [27,8875 milhões de euros) em 2022 e 2023.

Salário anual é revelado e está ao nível dos craques do futebol

De acordo com o Palácio de Kensington, o rei Carlos III, como ex-príncipe de Gales, tinha direito a 11,275 milhões de libras [13,075 milhões de euros] do excedente antes de sua ascensão, enquanto William, que passou cerca de seis meses do último ano financeiro como duque da Cornualha e príncipe de Gales, teria direito a 12,773 milhões de libras [14,812 milhões de euros]. No entanto, o Ducado reteve uma parte do excedente para despesas correntes da propriedade, no valor de 6,873 milhões de libras [7,970 milhões de euros], deixando William com a já referida renda de 5,9 milhões milhões de libras [6,84 milhões de euros).

Leia ainda: Leitura labial “trama” Rei Carlos III e Camilla

Numa nota acerca das contas financeiras do Ducado, o Príncipe prestou homenagem ao seu pai por “deixar uma marca indelével e por ser apaixonado em promover mudanças”. E prometeu fazer a diferença na sua nova função: “Estou comprometido com a causa do combate às mudanças climáticas e orgulhoso dos esforços da propriedade em contribuir para esse desafio. Se também pudermos ajudar a responder aos desafios sociais, como a saúde mental e a falta de casas para as pessoas viverem, sentirei que meu reinado valeu a pena”.

Príncipe William e Kate Middleton têm grau de parentesco

Alguns estudos realizados às árvores genealógicas do príncipe William e da sua mulher, a princesa Kate Middleton, provam que existe um certo grau de parentesco entre ambos, embora longínquo. De acordo com um desses estudos, trazido a público, recentemente, pelo “Daily Mail”, Kate aparece como prima em 14º grau de William na árvore genealógica por parte da mãe dela e em 15º grau por parte do pai.

Leia ainda: Boa forma de Letizia explicada ao pormenor: muitas proibições e bons hábitos

Os antepassados da princesa de Gales trabalhavam numa mina que ficava na propriedade da família Bowes-Lyon, da falecida mãe da rainha Elizabeth II. Metade da família era dona dessas minas, enquanto a outra metade trabalhava nelas, sendo desta última a linhagem de Kate. No entanto, também existem ligações (embora bastante distantes) à realeza por parte da família da princesa: William Gascoigne, um cavaleiro de Yorkshire, era avô de Frances Elizabeth Greenhow, tataravó de Kate Middleton, em 10º grau.

Depois, Gascoigne casou-se com Lady Margaret Percy, filha mais nova de Henry Percy, conde de Northumberland. O conde Henry descende do rei Eduardo III através dos seus pais, enquanto o Rei Carlos e a falecida princesa Diana descendem de William Gascoigne e da sua esposa Lady Margaret. Este estudo demonstrou ainda, a título de curiosidade, que Kate Middleton é prima de oitavo grau de George Washington, primeiro presidente dos EUA.

Conformados em morar numa casa “pequena”

O Príncipe William e a Princesa Kate Middleton “estão conformados em morar numa casa apertada apenas com quatro quartos nas instalações do Palácio de Windsor”. A revelação de uma fonte próxima da família real britânica foi feita ao jornal “Daily Mirror”. O objetivo do casal seria mudar-se para Royal Lodge, mansão da família real britânica que durante anos foi a morada do Príncipe André. No entanto, esse desejo foi travado pelo Rei Carlos III, que está a planear obras na propriedade e não quis que ninguém fosse viver para lá.

Leia ainda: Pais de Kate Middleton desfazem-se de negócio mas deixam dívida de mais de 250 mil euros

Assim sendo, William, Kate e os três filhos foram viver para Adelaide Cottage em julho de 2022, com a intenção de estarem próximos da Rainha Elizabeth II, mas esta morreu dois meses depois. “O Príncipe e a Princesa de Gales estavam desesperados por viverem numa propriedade maior e Royal Lodge era a primeira opção. É verdade que eles adoram Adelaide Cottage, mas é pequena para eles. Quatro quartos parecem suficientes, mas é preciso ter em conta os empregados, o pouco espaço para haver um escritório ou para receber convidados. Mas a verdade é que eles estão conformados que vão permanecer lá, até porque não existem outras propriedades à disposição”, concluiu a mesma fonte.

Siga a Revista VIP no Instagram