Príncipe Harry responde às críticas sobre os voos privados:
«Ninguém é perfeito!»

Realeza

O príncipe Harry viajou para a Holanda para a apresentação de uma iniciativa ambiental e respondeu às críticas de que tem sido alvo sobre os voos privados utilizados pelos duques de Sussex.

Ter, 03/09/2019 - 13:20

O príncipe Harry voltou esta semana às funções oficiais depois das férias de verão que passou com Meghan e Archie, entre Ibiza, Espanha, e Nice, França.

Esta segunda-feira, dia 2 de setembro, o duque de Sussex, de 34 anos, viajou até à Holanda para apresentar e anunciar uma nova parceria entre as principais empresas de viagens online. 

Desta vez, e depois de várias críticas, Harry viajou num voo comercial para lançar a nova iniciativa, chamada Travalyst, que tem por objetivo melhorar a conservação, a proteção ambiental e aumentar os benefício económicos do turismo local. 

Durante a apresentação do projeto, o filho mais novo da princesa Diana falou do próprio impacto no meio ambiente e respondeu às críticas de que tem sido alvo por viajar em voos particulares: «Ninguém é perfeito!». O duque de Sussex referiu ainda que usa voos comerciais 90% das vezes que viaja, mas, por vezes, é melhor tomar providências para «garantir a segurança da família», mas que sempre compensou o impacto de CO2.

A iniciativa do príncipe Harry

Liderada pelo pai de Archie, de três meses, juntamente com os principais provedores de serviços do setor de viagens [Booking.com, Ctrip, Skyscanner, TripAdvisor e Visa] esta iniciativa dedica-se a explorar e promover soluções que tornem as viagens mais sustentáveis.

Durante o discurso, em Amesterdão, o príncipe Harry referiu: «É óbvio que o nosso mundo enfrenta desafios ambientais a uma escala sem precedentes. Desde a desflorestação, a perda de biodiversidade até ao plástico oceânico e passando pela caça furtiva, os problemas parecem grandes demais para corrigir».

«Esses problemas provocados pelo homem precisam de uma mudança gigantesca para provocar um impacto positivo significativo. E é isso que esta parceria está aqui para tentar fazer», acrescentou.

As ações individuais podem fazer a diferença 

O príncipe Harry incentivou ainda as pessoas a tomarem iniciativas, mesmo que seja por elas próprias, porque pequenos gestos podem [e fazem, certamente] a diferença. «Às vezes, a escala da crise parece tão esmagadora que as ações individuais podem parecer que não fazem a diferença. Eu próprio senti isso, mas aprendi que não podemos descartar a ideia de tentar fazer alguma coisa por não podemos fazer tudo. Todos podemos fazer melhor», declarou, acrescentando: «Embora ninguém seja perfeito, somos todos responsáveis pelo nosso próprio impacto individual, é uma questão de tentar equilibrar isso.»

A viagem do irmão do príncipe William à Holanda veio anteceder a tour dos duques de Sussex por África do Sul. Harry, Meghan e Archie irão viajar no dia 22 de setembro. Este domingo, dia 1 de setembro, Harry compartilhou uma mensagem nas redes sociais do casal, onde referiu estar entusiasmado por levar o pequeno Archie a África do Sul, na companhia da mulher, de 38 anos.

Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram