Príncipe Harry
Debaixo de fogo! Duque arrasado por faltar à homenagem ao avô

Realeza

Príncipe Harry alvo de duras críticas por faltar às cerimónias fúnebres de homenagem ao avô, o príncipe Filipe, que morreu em abril de 2021

Qui, 31/03/2022 - 14:38

O príncipe Harry está a ser completamente arrasado por ter faltado às cerimónias fúnebres de homenagem ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo, que decorreram esta terça-feira, dia 29 de março, na Abadia de Westminster. O marido da rainha Isabel II morreu a 9 de Abril de 2021, aos 99 anos de idade.

O duque de Sussex alegou que falta de segurança para deixar a Califórnia, onde vive com Meghan Markle e os dois filhos, e rumar ao Reino Unido. A questão prende-se com o facto de Harry ter perdido direito a serviços de segurança depois de anunciar, em 2020, que renunciava às funções oficiais como membro da família real britânica.

Apesar de ter decidido deixar de ser membro sénior da família real britânica,  filho mais novo da princesa Diana entende que a sua família deve ter proteção policial paga pelo governo britânico.

Príncipe Harry alvo de duras críticas por faltar a homenagem ao avô

As críticas multiplicam-se no Reino Unido. Harry está a ser completamente arrasado por ter faltado as homenagens em memória do avô. Além disso, mais uma vez, Isabel II perdeu a oportunidade de conhecer pessoalmente a bisneta. É que a rainha ainda não esteve presencialmente com Lilibet – filha de Harry e Meghan – nascida a 4 de junho de 2021.

Richard Griffin, antigo oficial de proteção real que trabalhou para a rainha durante 14 anos, declarou à Sky News.  “Foi uma grande desilusão para todos”, afirmou, classificando a justificação de Harry como um “disparate”.

Por seu lado, Arthur Edwards, um dos mais conhecidos fotógrafos da realeza, classificou a desculpa de Harry como esfarrapada. “Membros jovens e mais velhos da monarquia vieram de longe e dirigiram-se à Abadia de Westminster para prestar um tributo ao príncipe Filipe. Exceto um. As desculpas do príncipe Harry para faltar à cerimónia do próprio avô por causa dos ‘medos com a segurança’, são, francamente, esfarrapadas”.

“Quer a acompanhá-lo na caminhada atrás do caixão da mãe quando tinha 12 anos, ou a dar-lhe apoio quando estava no exército no Afeganistão, Filipe esteve sempre lá para ele. Infelizmente, Harry escolheu ficar em casa”.

Texto: Ricardina Batista; Foto: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram