Princesa Leonor
Acusada de receber ordenado «exagerado para uma criança»

Realeza

A polémica sobre o ordenado da princesa Leonor volta a ser assunto de discussão pública.

Qui, 07/11/2019 - 10:00

A princesa Leonor tem sido a grande protagonista da família real espanhola nos últimos tempos e esta semana tornou-se assunto mundial depois da cerimónia de Prémios Princesa de Girona, que aconteceu na segunda-feira, dia 4 de novembro. A herdeira ao trono de Espanha surpreendeu tudo e todos com o seu discurso ao utilizar quatro idiomas: espanhol, catalão, inglês e árabe

Apesar da onda de elogios que surgiu nos meios de comunicação social e nas redes sociais, houve também quem aproveitasse o momento para mostrar indignação perante o salário elevado que a princesa das Astúrias, de 14 anos, recebe anualmente. Em 2014, quando o rei emérito Juan Carlos abdicou da coroa e o Felipe VI assumiu o título de rei de Espanha, presumiu-se que a herdeira ao trono, receberia o mesmo que Letizia [até então princesa das Astúrias], uma vez que assumiria a sua posição: falamos de 102.464 euros anuais.

Na altura, vários jornais assumiram que esta seria a realidade, informação que rapidamente se tornou viral e foi muito comentada a nível mundial, principalmente pelos espanhóis, que desde início se mostraram descontentes e consideraram o valor «um exagero para uma criança», que tinha então 10 anos. Desde segunda-feira  [4] que esta informação voltou a ser assunto na imprensa espanhola e também nas redes sociais.

No entanto, fontes próximas da Casa Real, bem como especialistas em realeza, já vieram a público referir que a filha mais velha dos reis de Espanha não tem qualquer tipo de ordenado, e nunca teve. Caso Leonor recebesse algum tipo de ordenado, nunca seria o mesmo que Letizia recebia enquanto princesa, mas sim o que o pai, o rei Felipe, recebia enquanto herdeiro ao trono, um valor a rondar os 146 mil euros. A possibilidade da princesa Leonor receber um salário só é colocada em cima da mesa em 2023, altura em que a irmã mais velha da infanta Sofia, de 12 anos, atinge a maioridade e tem a obrigação de jurar a posição de princesa das Astúrias perante os Tribunais Gerais. 

Herdeiros belgas recebem 920 mil euros por ano

Está previsto que os reis de Espanha sigam os passos dos reis da Bélgica [Felipe e Matilde], que decidiram que a herdeira do trono belga, a princesa Elisabeth, não vai receber qualquer tipo de salário enquanto não terminar os estudos e até que assuma a total dedicação à atividade real. Recorde-se que Elisabeth atingiu a maioridade no passado mês de outubro. A Casa Real belga garantiu que a primogénita não recebeu os 920 mil euros por ano que os herdeiros belgas recebem. 

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram