Princesa Diana
Sofreu com frieza do príncipe Carlos e foi «salva» pela rainha Isabel II

Realeza

A princesa Diana ficou devastada com a morte de Grace Kelly. Lady Di pediu para ir ao funeral da amiga, mas o príncipe Carlos mostrou-se insensível e proibiu-a.

Sáb, 11/07/2020 - 07:13

O príncipe Carlos não queria que a princesa Diana fosse ao funeral de Grace Kelly e mostrou uma enorme frieza quando lady Di revelou a sua intenção de estar presente no último adeus à amiga.

 

A mãe de William e Harry e Grace Kelly ficaram muito amigas depois de se conhecerem durante uma visita oficial ao Goldsmith Hall, em Londres, e a morte da atriz e princesa do Mónaco, em setembro de 1982, deixou a princesa do Povo completamente devastada. 

Grace Kelly morreu num trágico acidente de viação, aos 52 anos, e a princesa Diana disse ao marido que gostaria de estar presente nas cerimónias fúnebres. Tal como contou lady Di no documentário "Diana, a verdadeira história", o príncipe Carlos não compreendeu o pedido da mulher e afirmou não ver razão para que Diana Spencer comparecesse no funeral. A princesa Diana continuou a tentar demover o marido, mas este continuou a recusar o pedido.

Foi então que, já em desespero, lady Di decidiu recorrer à rainha Isabel II e pediu-lhe autorização para ir ao funeral de Grace Kelly. Sem hesitar, e segundo a princesa do Povo, a monarca disse: «Não vejo por que não. Se quer ir, pode ir.»

Contra a vontade do marido, Diana foi até ao Mónaco para marcar presença no funeral da amiga e o seu comportamento foi elogiado por toda a imprensa.

A amizade com Grace Kelly

Segundo o escritor J.Randy Taraborelli, as duas princesas tornaram-se mais próximas quando se encontraram, pela segunda vez, no Palácio de Buckingham, numa receção da família real britânica. Grace Kelly notou que Diana estava muito nervosa naquela noite e pediu que esta a acompanhasse aos lavabos.

Lady Di acabou por desabafar com a mãe de Carolina do Mónaco sobre os desentendimentos que tinha com o príncipe Carlos e revelou que, nessa mesma noite, tinham discutido sobre a indumentária da princesa do Povo: o filho da rainha de Inglaterra considerava a roupa da mulher «inadequada» para eventos reais.

A princesa Diana não conseguia esconder as preocupações que tinha em relação ao futuro do seu casamento e Grace Kelly acabou por conseguir animá-la, com muita honestidade e alguma ironia: «Não se preocupe, isso vai piorar!». Na altura, Diana ficou estupefacta com a franquesa de Grace, mas mais tarde entendeu e admitiu que foi um gesto «amável» e de cumplicidade.

 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

VEJA AINDA: O perfume preferido da princesa Diana custa 123 euros e é perfeito para o verão

Siga a Revista VIP no Instagram