Princesa Diana
O momento mais desolador de Lady Di: «Sinto-me profundamente só»

Realeza

Uma princesa triste e sozinha. Foi assim que Diana foi fotografada há 28 anos. A fotografia histórica foi captada no Taj Mahal e significará para sempre a humilhação do príncipe Carlos

Ter, 11/02/2020 - 08:03

Esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, assinalam-se 28 anos de uma das fotografias mais desoladoras e icónicas da princesa Diana, captada no romântico monumento Taj Mahal, na Índia. Em 1992, o príncipe Carlos e Lady Di atravessavam uma dura crise no casamento, que viria a terminar em divórcio. De visita oficial à Índia durante seis dias, a princesa Diana pediu ao marido que a acompanha-se numa visita ao Taj Mahal, em Agra. O filho da rainha Isabel II contestou, dizendo que o plano era uma «parvoíce e que não tinha tempo». Diana ficou desolada. «Sinto-me profundamente só», terá respondido a mãe de William e Harry. 

Pouco tempo depois, os fotógrafos captaram o momento que ficará para sempre na história. Estávamos a 11 de fevereiro de 1992. Sozinha e visivelmente triste, Diana sentou-se num banco de mármore em frente ao histórico monumento. Durante vários minutos, Lady Di permaneceu em silêncio, afastada da imprensa, com o momento indiano do amor como pano de fundo. 

Esta foi a maneira que Diana encontrou para confirmar que o casamento com o príncipe Carlos era apenas uma fachada. Na memória de muitos ficará para sempre como uma humilhação do príncipe Carlos para com Lady Di, uma mulher que tinha tudo para ser feliz, mas não conseguia devido ao casamento. O divórcio seria confirmado em 1996, após vários escândalos. 

Em 2016, William e Kate recriaram este momento histórico, também durante uma visita ao Taj Mahal. Nostálgicos, os duques de Cambridge sentaram-se no mesmo banco de mármore, numa posição semelhante, e deixaram-se fotografar em memória de Diana. 


VEJA TAMBÉM: A foto histórica que deixou o príncipe Carlos furioso 


Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters  

Siga a Revista VIP no Instagram