Princesa Diana
As mensagens escondidas por detrás da estátua de lady Di

Realeza

A estátua em homenagem à princesa Diana, que foi inaugurada pelos príncipes William e Harry, esconde várias mensagens muito especiais.

Sex, 09/07/2021 - 12:00

Os príncipe William e Harry inauguraram juntos uma estátua em homenagem à mãe, a princesa Diana, no Sunken Garden, no palácio de Kensington, no dia 1 de julho, dia em que lady Di celebrava 60 anos. Mas a data não foi a única escolha carregada de significado. Também a escultura em si esconde mensagens muito especiais.

A estátua, da autoria do escultor Ian Ran-Broadley, representa a princesa Diana ao pé de três crianças – dois meninos e uma menina – que não representam crianças da realeza, mas sim crianças comuns, numa alusão ao lado simples, empático e carinhoso da “princesa do Povo”. Em comunicado, o Palácio de Kensington refere que as crianças “representam a universalidade e o impacto geracional do seu trabalho enquanto princesa”. Na parte frontal da estátua pode ler-se ‘Diana, princesa de Gales’, e de lado estão inscritos os nomes dos seus filhos.

Também a roupa com que está representada tem um significado muito especial. “O estilo de roupa baseou-se no período final da sua vida, quando ganhou confiança no seu papel enquanto embaixadora de causas humanitárias e tem como objetivo transmitir o seu caráter e compaixão”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Mas a indumentária não é um produto da imaginação do escultor. Diana surge representada com uma saia lápis de cinto largo e com uma camisa de manga comprida fluida, look semelhante ao que apresentou no postal de Natal de 1993, onde aparece ao lado dos filhos, Harry e William, já depois de se ter separado do príncipe Carlos. Por essa razão, o herdeiro à Coroa do Reino Unido não é, de forma alguma, representado nesta estátua. 

Pode ver todos os pormenores na nossa galeria

A princesa Diana morreu num trágico acidente de viação, em agosto de 1997, em Paris. Esta homenagem prestada pelos filhos marcou ainda o reencontro de William e Harry, que não estavam juntos desde abril, quando o duque de Sussex regressou ao Reino Unido para estar presente nas cerimónias fúnebres do avô, o príncipe Filipe de Edimburgo.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram