Megève
A princesa das neves

Famosos

Sex, 01/03/2013 - 0:00

 Localizada em França, mas de fácil acesso desde a Suíça, Megève é apelidada por muitos como a “princesa das neves” do inverno. Afinal, tudo nesta vila francesa faz dela uma das mais lindas
estâncias do mundo, cujo prestígio internacional está definitivamente ligado à história, ao avant-gardisme e ao charme que conserva dos tempos em que era frequentada pela nobreza, sendo ainda hoje uma das eleitas do jet-set internacional que a procuram para uns relaxantes dias de desportos na neve. Ou não fosse em Megève que nasceu o pai do esqui moderno, Émile Allais, o esquiador alpino francês que venceu a medalha de bronze no Combinado em Garmisch-Partenkirchen em 1936 e que foi campeão mundial em todas as disciplinas de esqui.

Mas comecemos do início. Megève fica no coração dos Alpes no cantão francês de Sallanches e foi “inventado” turisticamente pela família Rothschild, que a partir de 1910 fez dela um local de férias fazendo concorrência com a estância de inverno de Saint Moritz, na Suíça, que no período entre as duas guerras mundiais estava cheia de alemães. Foi a baronesa Noémie de Rothschild que ao decidir instalar-se lá mandou construir vários hotéis, entre eles, aquele que ainda hoje é o símbolo da estação, o Hotel Mont d’Arbois. Mas não só. A mesma baronesa pediu ao célebre arquiteto da época Henry Jacques Le Même que edificasse um chalet semelhante às casas de quinta da região, todo em madeira, com uma grande varanda ao correr da frontaria, quartos confortáveis e uma verdadeira chaminé na sala de estar. Este projeto marcou o estilo da estância que na propaganda turística promete uma estadia inesquecível aos visitantes.

Megève é um destino preparado para receber um turismo de família. A altitude – 1113 metros no meio da aldeia –, a acessibilidade, as estruturas de acolhimento, os serviços, o painel de atividades variado, as animações, os espetáculos, tudo é pensado para cada geração. Do jardim das neves ao cume das pistas, do Palácio dos Desportos ao Palácio de Gelo central, a estância seduz miúdos e graúdos, proporcionando um quadro ideal para partilhar momentos únicos em família.

E não pense que apenas se diverte se for a Megève para a prática de desportos de neve. Além de diversas escolas de esqui para adultos e crianças, existem na estância várias empresas que realizam atividades como passeios de trenó, de helicóptero e parapente. Outro “desporto” a não perder são as compras, já que esta vila possui uma das maiores concentrações de lojas de marca e de material de esqui da Europa. Perca-se nos labirintos das ruas, para depois se reencontrar num dos muitos cafés e restaurantes com um vinho quente com canela por companhia.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram