Andreia Santos
"Portugal vai vencer a Alemanha por uma bola a zero"

Nacional

Nutricionista e namorada de Vítor Baía responde à rubrica "Se Eu Mandasse..."

Qua, 11/06/2014 - 00:00

1  Se mandasse, a quem ofereceria o livro Comer Bem Sem Sacrifícios?

Oferecia-o ao ministro da Saúde e da Educação. Sei que têm feito um esforço para incutirem medidas de prevenção na obesidade infantil e não só. Mas este livro apresenta uma perspetiva prática, identificando os principais erros alimentares dos portugueses e apresentando soluções exequíveis e adaptadas ao nosso dia-a-dia. 

 

2 Que alimento deveria ser excluído da dieta dos portugueses?

Não sou adepta de soluções radicais, no entanto, há algo que excluía da alimentação diária dos portugueses, deixando o seu consumo apenas para dias de festa e muito ocasionais: os refrigerantes, devido à grande quantidade de açúcar que possuem. Apesar de já existirem opções sem açúcar...

 

3   E que alimento, ou snack, leva sempre na carteira para petiscar?

Uma maçã! Se alguém abrir a minha carteira, encontra sempre uma, lavada e bem embrulhada. Por vezes, coloco na lancheira, mas nunca saio de casa sem levar, pelo menos, uma maçã.

 

4  Qual é o seu maior pecado gastronómico?

Não tenho propriamente aquilo que se considera “pecado”, pois, se estiver mentalizada que não vou comer, não como, mesmo que seja um dos meus pratos preferidos. Adoro a gastronomia portuguesa e como de tudo até ao ponto certo, de modo a não passar para o pecado. No entanto, há algo que evito, apesar de gostar muito: o bacalhau com natas e o bolo de chocolate.

 

5 Na praia, biquíni, triquíni ou fato de banho?

Biquíni, sem dúvida. Além de ser mais prático, permite uma pele uniformemente bronzeada. Mas confesso que acho os triquínis extremamente elegantes.

 

6 Sendo namorada de um ex-futebolista, e conhecendo bem as necessidades alimentares de um atleta, que plano alimentar recomendaria aos jogadores da nossa Seleção para o Mundial?

No caso dos atletas de alta competição, a alimentação tem uma importância crucial na melhoria da sua performance/rendimento. Ajuda a explorar o potencial de cada um, podendo fazer a diferença em determinados momentos competitivos. A área de Nutrição Desportiva é uma área pela qual sou apaixonada e tudo o que acho importante referir não caberia numa só página.

 

7 Portugal defronta a Alemanha no dia 16 de junho. Quanto é que vai ficar no marcador?

Portugal vai vencer a Alemanha por uma bola a zero.

 

8 Um estudo dá um por cento de hipóteses de Portugal vencer o Mundial do Brasil. Concorda?

Não ligo absolutamente nada a estatísticas. O menos provável pode sempre acontecer. E não podemos esquecer que, por natureza, somos um povo guerreiro e de conquistas. Não vão ser as estatísticas menos favoráveis para Portugal que vão afetar a ambição e a esperança de conseguir algo importante, pela primeira vez, para o nosso país.

 

9 A Andreia é uma mulher muito elegante. Que peça de roupa é imprescindível no seu guarda-roupa? 

 Agradeço o elogio. A ter que enumerar uma, prefiro escolher um simples vestido de malha, de preferência, preto. É muito útil! Dependendo dos acessó-

rios com que o conjugamos, dá para um look casual e descontraído ou para uma situação em que necessitamos de estar um pouco mais formais. 

 

10 Por que estilista de renome internacional gostava de ser vestida?

Elie Saab. Adoro os vestidos! São, simplesmente, deslumbrantes.

 

11 Qual é o seu maior vício?

Beber água! Já não bebo só por saber que é necessário ao nosso organismo, tenho mesmo necessidade. 
 

Texto: Helena Magna Costa e Laura Ribeiro Santos; Foto: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram