Portugal Fashion: Júlio Torcato e Raquel Prates unidos para mudar mentalidades
«As pessoas precisam de acordar para a realidade do nosso Planeta»

Nacional

Júlio Torcato regressa ao Portugal Fashion para alertar para a destruição do Planeta e a extinção de várias espécies de animais. Raquel Prates junta-se à iniciativa.

Sex, 15/03/2019 - 13:00

O primeiro dia de Portugal Fashion ficou marcado por uma «performance interventiva» de Júlio Torcato. Com 30 anos de carreira, o criador encerrou os desfiles no ano passado, mas volta este ano às passerelles para tentar mudar mentalidades. Como convidada especial teve Raquel Prates, que encerrou o espetáculo na Alfandega do Porto.

Durante a apresentação, foram transmitidas imagens fortes da ação humana sobre o Planeta Terra, nomeadamente a  morte de golfinhos e a caça aos rinocerontes. Júlio Torcato quis alertar para a extinção de várias espécies de animais devido à ação do homem. 

«As pessoas precisam de acordar para a realidade do nosso planeta», pediu Júlio Torcato. Na passerelle, apresentou dez coordenados, todos feitos à base de materiais sustentáveis: «poliéster feito a partir de resíduos de plástico recolhidos do mar, lã sem por cento sustentável e ecológica e algodão orgânico», explica. 

«A moda desperta muitas atenções, traz público e traz a comunicação social ,  é um bom veiculo para passar uma mensagem às pessoas. A moda tem de ser mais consciente, assim como o consumo. Nós somos um animal de querer e é esta mentalidade que é preciso mudar, temos de nos focar no essencial», defende. 

No final do desfile, Raquel Prates mostrou-se feliz por ter sido convidada para dar a cara por esta iniciativa de alerta. 
«Estou aqui no sentido de alertar as pessoas sobre a mão humana criminosa e responsável pela extinção de vários animais selvagens. No final de contas somos todos responsáveis e cada um de nós permite que isso aconteça», afirma. No dia a dia, Raquel Prates diz ter vários cuidados para cuidar da «saúde» do planeta terra. 

«Uso e abuso de muitas peças que reciclo , e as que não uso faço doações, portanto têm uma segunda vida. Deixei de ser uma consumidora compulsiva há já uma série de anos. Todos os animais que tive foram animais adotados. Revi-me na história que o Júlio queria transmitir».

Na plateia, Raquel Prates contou com a presença do marido, João Murillo, que se mostrou muito orgulhoso da mulher.
 
Texto: Ricardina Batista; Fotos: João Manuel Ribeiro 

 

Siga a Revista VIP no Instagram