Polémica
Rainha de Espanha muito criticada por falhar homenagem

Realeza

“Onde está Letizia?”, é a pergunta que mais se faz no país vizinho após os ataques terroristas

Sáb, 19/08/2017 - 11:38

“Onde está Letizia?”. Esta é a pergunta que mais se faz em Espanha após os atentados terroristas, que causaram vários mortos e feridos e lançaram o pânico. A ausência de Letizia do minuto de silêncio em memória das vítimas está a acusar um verdadeiro escândalo. Apenas o rei de Espanha, Felipe VI, compareceu à homenagem na capital da Catalunha, o que gerou milhares de críticas nas redes sociais. “Onde está Letizia? Está de férias?”, questionam, incrédulos, muitos internautas, que criaram mesmo uma hashtag chamada “#TodosSomosCataluña menos, al parecer, la Reina Letizia” [Somos todos Catalunha menos, ao que parece, a rainha Letizia].

A polémica levou mesmo a casa real espanhola a fazer um esclarecimento, dizendo que os reis fizeram aquilo que lhes competia. “Em primeiro lugar cabe à institucionalidade do Chefe de Estado, que representa todas as instituições. Na manhã de sábado, os reis vão estar com os feridos a título pessoal. É o que corresponde”, declarou. 

 

Letizia e Felipe visitam feridos no hospital  

Depois, a casa real voltou a usar o Twitter para confirmar que Letizia está a cumprir o seu papel, este sábado, dia 19. “Esta manhã, os reis visitaram os vários hospitais onde estão os feridos dos atentados de Barcelona”. Vestida de preto e branco, Letizia mostrou um rosto carregado.

 

 

As lágrimas de Letizia em 2004 

Depois do atentado de 11 de março de 2004 em Atocha, a atitude de Letizia foi diferente. Noiva de Felipe [o casamento com o soberano aconteceu a 22 maio desse ano], a ex-jornalista mostrou publicamente a sua dor pelos mortos. Vestida de luto, Letizia rezou na  Catedral de la Almudena  ao lado da restante família real e foi vista a chorar. 
 
 

Duas portuguesas entre os 14 mortos

O ataque terrorista que aconteceu na quinta-feira, dia 17, nas Ramblas, em Barcelona, tirou a vida a 14 pessoas. Entre as vítimas encontram-se duas portuguesas. Trata-se de uma avó e de uma neta [de 74 e 20 anos] que tinham chegado a este destino turístico apenas algumas horas antes da tragédia.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: DR

Leia também:

Siga a Revista VIP no Instagram