Polémica
Goucha e Fernanda Câncio em guerra aberta: “Ah, é a ex-namorada de Sócrates”

Nacional

Goucha e Fernanda Câncio estão em guerra aberta. A polémica nasceu do texto escrito pela jornalista com o título: “Goucha, telelixo e palmatória.”

Qui, 29/06/2023 - 21:00

Manuel Luís Goucha e Fernanda Câncio estão em guerra aberta. O apresentador viu o seu nome num artigo de opinião do Diário de Notícias escrito pela jornalista e não terá gostado das palavras que lhe foram endereçadas. Como tal, reagiu e com ironia, deu a sua resposta. A polémica nasceu do texto escrito por Fernanda Câncio com o título: “Goucha, telelixo e palmatória”. No artigo, a jornalista recorda algumas entrevistas polémicas feitas pelo apresentador da TVI, que, segundo ela, promovem “a votação em candidatos e em ideários populistas”.

Goucha não cala revolta. Veja o vídeo:

Este texto vem na sequência de Manuel Luís Goucha recordar a entrevista que fez no Você na TV a Mário Machado, em 2019 num debate sobre “o papel dos media perante a ascensão da direita radical e populista” que decorreu numa recente entrega de prémios de jornalismo. “Foram 15 minutos que me perseguem até hoje”, disse o apresentador.

Fernanda Câncio agarrou nesta deixa para se atirar ao apresentador, recordando que Mário Machado é “um criminoso nazi”. Na altura, a dita entrevista foi bastante polémica e o apresentador defendeu-se das criticas sublinhando que aquela entrevista foi “uma oportunidade de ouro para confrontar argumentos e ideias”. Mais tarde, como escreve Fernanda Câncio, Goucha, assumiu que “uma conversa daquelas não cabe num programa magazinesco.”

Leia ainda: Cantora quer pagar estudos ao rapaz que matou homem que agredia a mãe

Mas o texto da jornalista vai além da entrevista de Mário Machado e recorda outros nomes, como o convite feito a Alexandre Frota, que integrou o governo de Jair Bolsonaro, entrevista essa que acabou por não acontecer, e o facto de Suzana Garcia ter sido uma das comentadoras da Crónica Criminal do Você na TV!. “Graças a esse discurso, e à rampa de lançamento proporcionada pela TVI e por Goucha, Garcia seria, segundo a própria, convidada pelo partido de extrema-direita para o representar nas eleições autárquicas de 2021, acabando por aceitar outro convite, o do PSD, para ser candidata à Amadora”, escreve Fernanda Câncio.

Fernanda Câncio faz duras criticas a Manuel Luís Goucha

“Começamos por constatar que o apresentador [Manuel Luís Goucha] continua, este tempo todo depois, a considerar que é profícuo e desejável “debater” com um criminoso nazi, e “numa conversa longa”. Quiçá para lhe perguntarmos por que motivo considera que os brancos são superiores, ou que Hitler era uma pessoa incrível, ou por que passa a vida a incitar ao ódio e a ser apanhado com armas em casa. Tudo questões que o país anseia ver respondidas”, acrescenta a jornalista, recorrendo à ironia.

No final, Fernanda Câncio deixa ainda uma nova provocação. “Com a sua idade e percurso, e não sendo uma pessoa destituída, Manuel Luís Goucha tem mais que obrigação de saber o que andou a promover e facilitar nos últimos anos. Aliás, caso estivesse mesmo interessado no que diz preocupá-lo, deveria ter até já reparado na existência de estudos científicos que comprovam como o telelixo e o tabloidismo – que a estação onde trabalha tão afincadamente pratica – favorecem a votação em candidatos e em ideários populistas. Mas isso já era pedir de mais, não era?”, questionou, no texto que pode ler na integra.

Manuel Luís reagiu a texto de Fernanda Câncio

Manuel Luís Goucha não se calou ao ver o seu nome naquele artigo. E, por isso mesmo, reagiu nas redes sociais. Goucha partilhou o início do texto com a imagem de Câncio e recordou o namoro da jornalista com José Sócrates. “Ah! Já sei, é a ex-namorada de Sócrates! Afinal devo ter alguma importância”, escreveu apresentador.

Veja também: Atriz mostra pai no “engate” e o momento torna-se viral

Esta não é a primeira vez que Manuel Luís Goucha e Fernanda Câncio se envolvem em guerras. Em 2019, foi notícia uma outra picardia, Manuel Luís Goucha não ficou indiferente à polémica em torno da expressão usada por Dina Aguiar sempre que termina o programa ‘Portugal em Direto’, da RTP. Em causa está a frase “Até amanhã se Deus quiser”, que foi duramente criticada por parte de Fernanda Câncio no Twitter.

“Portugal em Direto, na RTPN, tem uma apresentadora que acha que pode despedir-se com um ‘até segunda-feira se Deus quiser’. Isto é o quê, a TV da paróquia?”, escreveu Fernanda Câncio nas redes sociais.

Várias as celebridades saíram em defesa de Dina Aguiar, entre os quais, Manuel Luís Goucha que deu o seu parecer no sue programa da manhã na altiram Você na TV!. No final do programa, o apresentador limitou-se a sorrir para as câmaras e despediu-se da mesma forma que Dina Aguiar, dizendo: “Até amanhã se Deus quiser”.

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista VIP no Instagram