Benéficas para a saúde
As poderosas frutas tropicais

Saúde e Beleza

Qui, 02/07/2015 - 19:20

As chamadas frutas tropicais têm benefícios para a saúde. Podem até ajudar a emagrecer. Regra geral, são frutas baixas em calorias e ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando a manter a juventude por mais tempo.

A manga é uma fruta excelente para a saúde, ao mesmo tempo que é suculenta e saborosa. Não tem colesterol e é rica em água. Contém principalmente ácidos gordos mono e polinsaturados, as chamadas gorduras benéficas, até para o sistema cardiovascular.

Diurética e purificadora do sangue, a manga fortalece o sistema imunitário, é expectorante e ajuda a combater a acidez do estômago. É ainda uma fruta rica no antioxidante betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, sendo por isso muito boa para a pele e para a visão.

A manga tem poucas calorias, apenas cerca de 50 a 70 calorias, e é rica em fibras, como a pectina, pelo que pode fazer parte de regimes para emagrecer.

A, B6, B12, C, E e K são as vitaminas mais importantes na manga, que também contém ferro, fósforo, cálcio, cobre, potássio, magnésio, zinco e um pouco de selénio.

O ananás é baixo em calorias, uma chávena de ananás tem apenas 74 calorias, mas fornece ao nosso organismo quase a totalidade de vitamina C diária de que necessitamos. Também tem manganês, um mineral importante para a construção do nosso corpo, para os músculos, ossos e nervos.

O ananás também é rico em fibras e, mais importante ainda, numa substância chamada bromelaína, uma enzima que quebra a proteína, ajudando não só ao processo digestivo, mas também à regeneração e cura do nosso corpo.

Devido à presença da bromelaína, o ananás também tem uma função anti-inflamatória e tem efeitos benéficos sobre a inflamação nos tecidos que provoca a inestética celulite.

Uma banana média tem 1 g de proteína, 3 g de fibra, bons valores de magnésio, folato, riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3 ou PP), vitamina A, ferro, e é rica em vitamina B6, manganês, vitamina C e potássio.

A banana é apreciada por todas as pessoas em todas as idades: é uma fruta suficientemente pura e segura para ser a primeira comida sólida dos bebés e é boa para os mais idosos, por ser macia e facilmente digerida.

É isenta de gordura, colesterol e sódio. Uma banana tem cerca de 400 mg de potássio, protetor do sistema cardiovascular. O potássio ajuda a prevenir a hipertensão, a aterosclerose e o acidente vascular cerebral (AVC).

Elimina o ácido no aparelho digestivo, alivia a azia e ajuda a proteger contra úlceras. A sua fibra solúvel, pectina, previne a obstipação. A banana ajuda ainda a prevenir a degeneração macular, a maior causa de perda de visão nos adultos.

E até equilibra a disposição: tem triptofano, serotonina e norepinefrina, que ajudam a prevenir a depressão e promovem estados de bem-estar e relaxamento. A vitamina B6 também ajuda a prevenir a insónia, alterações de humor e irritabilidade.

E, por último, o maracujá, que é pobre em calorias, apenas cerca de 28 por cada fruta, tem muitos nutrientes, é refrescante, antioxidante e funciona como um calmante natural. É rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, além de vitamina A e pectina, uma fibra que também ajuda a desintoxicar o organismo.

Humberto Barbosa - Especialista em Nutrição e Longevidade

Siga a Revista VIP no Instagram