Plano de verão anti-celulite
As 5 dicas infalíveis para acabar com a pele casca de laranja

Saúde e Beleza

Descubra os alimentos, os exercícios e os produtos perfeitos que fazem parte do plano infalível para acabar de vez com a celulite este verão

Qui, 01/08/2019 - 15:10

A celulite é uma das maiores preocupações das mulheres e também uma das maiores inseguranças quando se trata de mostrar o corpo. A «pele casca de laranja» impede muitas mulheres de usarem calções, saias e vestidos curtos por não se sentirem confortáveis com as marcas. 

A revista Hola partilhou o plano infalível, elaborado por especialistas, para acabar com este problema e para mostrar as pernas este verão. Conheça as dicas.

O exercício físico

Uma das principais causas da celulite é o sedentarismo, que contribui para o aumento do índice de massa corporal [IMC] e diminui a tonificação muscular, que é muito importante para evitar a pele casca de laranja. A prática de exercício físico regular facilita a circulação sanguínea, evita a retenção de líquidos e acelera o metabolismo, deixando a pele mais lisa e bonita. Além disso, o exercício físico também é um ótimo método anti-stress, que também pode aumentar a celulite, devido às alterações que o corpo sofre. Especialistas das clínicas Carmen Navarro, em Espanha, sugerem exercícios para fazer na praia ou na piscina, até porque a água retira peso à pessoa, o que significa que exercícios mais curtos têm o mesmo efeito que fazer exercícios longos fora de água. 10 minutos de alongamentos e de natação são suficientes para ajudar a ativar a circulação e trabalhar os músculos. Caminhadas na praia também combatem a retenção de líquidos e o inchaço do calor, «é a terapia perfeita para as pernas cansadas e com tendência a ter varizes», dizem os especialista.

A postura das pernas

É preciso ter muito cuidado com a forma como nos sentamos e deitamos. Os especialistas defendem que cruzar as pernas não é uma postura correta para quem tem problemas de circulação ou muita celulite. «É uma ação tão comum e que fazemos sem perceber que nos prejudica mais do que imaginamos. Sentados na areia, na rede enquanto conversamos com nossos amigos, mas essa postura bloqueia os nódulos linfáticos e, consequentemente, dificulta a circulação e o retorno venoso. A perna que repousa no fundo dificulta o funcionamento adequado», dizem. É importante manter as pernas esticadas ou sem pressão. Quando se deitar no sofá ou na cama, no fim do dia, eleve as pernas durante uns minutos para ativar a circulação. Aproveite para fazer umas massagens circulares. 

A dieta 

A celulite não pode ser eliminada apenas com uma dieta saudável e equilibrada, mas esta é um grande contributo para combater a pele casca de laranja. Em primeiro lugar, é importante diminuir a ingestão de açúcar e evitar o álcool e o tabaco. É importante introduzir alimentos ricos em água e em potássio, como a melancia, o melão, os frutos vermelhos, o kiwi, verduras, peixe e nozes. Também a gelatina é uma ótima sobremesa [e pouco calórica] para ajudar a combater a celulite. «Os aminoácidos que contém ajudam a formar e fortalecer os tecidos da pele, que são afetados pelo excesso de gordura e pela má circulação. Os chás também são ótimos detox

O bronze

Talvez nunca tenha pensado nisso, mas a cor da pele pode disfarçar as marcas indesejadas da celulite [e também das estrias]. O bom do verão é que podemos aproveitar os raios de sol para bronzear a pele de forma natural e, assim, disfarçar as imperfeições da pele. Os especialistas recomendam massagens auto-bronzeadoras, feitas num centro especializado ou então em casa, utilizando um auto-bronzeador de supermercado.

A hora do banho 

Aproveite a hora do banho para passar as pernas por água fria. A água fria ajuda a ativar a circulação e a combater as pernas cansadas. Também pode aproveitar para massajar as pernas com uma luva de silicone, que elimina as células mortas da pele e ajuda a libertar toxinas. Depois do banho, aproveite para colocar um creme gordo ou um creme anti-celulite na pele. A hidratação é indispensável no combate à celulite, uma vez que esta também se nota mais quando a pele está seca.

Estas são as dicas dos especialistas dos centros de estética Carmen Navarro, em Espanha, que ajudam a combater o problema que mais afeta as mulheres a nível estético. Comece já a seguir à risca o plano e sinta-se bem com o seu corpo ainda este verão. 

Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram