Pilar de Borbón
Factos desconhecidos sobre a vida da duquesa enfermeira

Realeza

Apaixonada por Portugal, onde viveu vários anos, Pilar de Borbón teve uma vida recheada de várias curiosidades, que lhe contamos. A irmã de Juan Carlos morreu esta quarta-feira

Qua, 08/01/2020 - 20:25

Pilar de Borbón, morreu aos 83 anos, mas deixa uma vida preenchida e que passou por vários países onde esteve exilada, entre eles Portugal, onde viveu 30 anos. 
 
Entre as suas aventuras e desventuras, conta-se a sua dificuldade para arranjar pretendente. Para tentar que Pilar arranjasse um noivo, escolhido de entre a monarquia, a sua avó, a Rainha Vitória Eugénia, arranjou um encontro entre a sua neta e o rei Balduíno da Bélgica.  
 
Para que nada falhasse, pediu-lhe que levasse uma aia que não fosse demasiado bonita, para que as atenções se concentrassem nela. Só que os intentos de Vitória Eugénia não resultaram. Durante o encontro, o rei acabou por apaixonar-se por Fabíola, que acabaria em casamento.
 
A VIP revela-lhe outras 10 curiosidades sobre a irmã mais velha do rei emérito de Espanha, Dom Juan Carlos.
 

Uma delas foi o facto de o rei Balduíno da Bélgica a ter trocado pela sua dama de companhia, Fabíola de Mora,    

 

– O seu nome completo era María del Pilar Alfonsa Juana Victoria Luisa Ignacia de Todos los Santos de Borbón y Borbón;

 

– A duquesa casou por amor em Lisboa, a 5 de maio de 1967, com o banqueiro espanhol Luís Gomez-Acebo, numa cerimónia que juntou mais de 20 mil pessoas no Mosteiro dos Jerónimos.

 

– Para casar com Gómez-Acebo – falecido em 1991, vítima de cancro – foi obrigada a renunciar aos direitos dinásticos. 

 

– O copo de água do seu casamento teve lugar no Hotel Palácio, no Estoril. 

 

– Passou parte da sua infância no Estoril, onde gostava de comer gelados no Santini, nadar na piscina do Tamariz e almoçar no Muchaxo, no Guincho.

 

– A sua ligação ao nosso país levou-a a dizer que «Portugal é a minha terra e Espanha é o meu país».- De Portugal, só não gostava da água fria do mar.

 

  – Enfermeira de profissão, Pilar, ou Pi, como era chamada pelos mais próximos, foi fotografada em 1963, a auxiliar os feridos de um acidente na estação Ferroviária do Cais do Sodré, cujo o telhado ruiu.

 

– Fruto desta ação, o Estado português atribuiu-lhe a medalha de honra.

 

– Apelidava os programas de social de «pornográficos»

 

– Sobre as comparações da rainha Letícia de Espanha a Diana Spencer dizia sempre «São duas mulheres completamente diferentes, mas a nossa é mais esperta. (…) Letícia é uma pessoa estupenda.»

 
Texto: Luís Correia; Fotos: Impala 
  

Siga a Revista VIP no Instagram