Pesadelo na Cozinha
Congelados e um cozinheiro em stress: “É a primeira vez que um bacalhau não sabe a bacalhau”

Nacional

O restaurante O Mirante da Rocha, em Carnaxide, recebeu a ajuda de Ljubomir Stanisic no Pesadelo na Cozinha deste domingo. O uso de congelados e um cozinheiro que entra em stress são dois dos vários problemas

Dom, 29/12/2019 - 23:23

Esta noite, no programa Pesadelo da Cozinha, o destino de Ljubomir Stanisic foi o restaurante O Mirante da Rocha, em Carnaxide. O chef encontra um proprietário sem rumo e uma cozinha sem produtos frescos. 

O Mirante da Rocha é um restaurante com 40 anos de história, que tinha “filas à porta”. Contudo, atualmente, os clientes são escassos. 

Fernando, o proprietário, conta com a ajuda do cozinheiro Pina, que trabalha no restaurante há quatro meses, e da empregada de mesa Carolina. A mulher de Fernando, Dalva, também ajudava no espaço, mas foi diagnosticada com fibromialgia e foi obrigada a parar. Fernando ficou sozinho. “Não posso contratar um empregado a mais porque não tenho condições para lhe pagar. Os clientes esperam um bocado”, assume o proprietário, que sabe que o tempo de espera pelos pratos é um problema. Além disso, só há congelados. “Não trabalho com nada fresco, nem carne nem peixe”, admite.

“Temos uma dificuldade muito grande a nível de clientes, a casa tem 40 anos (…) não tenho dívidas, mas não está longe de começar a acontecer”, conta Fernando. 

Mas há mais problemas neste restaurante. Pina, o cozinheiro, não trabalha à noite e é Carolina, a empregada de mesa, que fica sozinha com o fogão e nos tachos. 

Em conversa para as câmaras, Fernando admite que depois de pagar as contas não consegue tirar um salário: “Dívidas não tenho, mas não tenho vida, não tenho ordenado e não tiro nada nem para mim nem para a minha mulher. Não consigo suportar muito mais que seis meses”, queixa-se.

 

“Este é provavelmente o peixe com mais mau aspeto que já vi”

O chefe Ljubomir chega ao restaurante pela primeira vez e a primeira coisa que destaca é a “ementa gigante”, as toalhas por passar e os papéis de mesa de cor diferente. Mas as borboletas voadoras também chamam à atenção. O prato de peixe pedido chega “cheio de óleo” e seco. “Este é provavelmente o peixe com mais mau aspeto que já vi”, diz Stanisic . O arroz também não impressiona Ljubomir, que o classifica de “aquecido centenas de vezes”, assim como caril. O bife é intragável, feito “azeite rançoso”. Carolina defende o cozinheiro, dizendo que este ficou “nervoso” com a presença do protagonista de Pesadelo na Cozinha. Chateado com o que comeu, o chef pede mais comida, mas os novos pratos demoram mais de uma hora a chegar. “Esta gente não tempera nada” , diz. “É a primeira vez que um bacalhau não sabe a bacalhau”, desabafa Stanisic.

O chef  Ljubomir regressa à noite ao O Mirante da Rocha para avaliar a cozinha e repara logo na falta de limpeza. Nos armazéns, o cheiro incomoda, assim como o facto do espaço ser “podre e velho”.

A preparação dos pratos não corre bem, com o chef a ficar estupefacto com o que se passa na cozinha e com a falta de conhecimento do cozinheiro Pina. 

No dia seguinte, após as limpezas da cozinha, Ljubomir regressa para ensinar Pina e Carolina a cozinharem. Pina entra em stress e fica atrapalhado com o empratar do puré de batata com almôndegas. Stanisic é obrigado a chamar o operador de câmara para servir a  comida. 

Depois disso, Ljubomir chama o cozinheiro Pina para uma conversa e  aconselha-o a “parar” para pensar e “estudar” sobre cozinha. “Acorda para a vida”, pede. Já com Carolina o discurso é diferente. “Tens um dom natural, tens jeito para aquele trabalho. Usa isso e aproveita”. Chega a vez da conversa do chef com o proprietário. Ljubomir Stanisic aconselha Fernando a pensar melhor no negócio que tem.

 

A renovação e a nova ementa do restaurante

 

Depois disso, a equipa de Pesadelo na Cozinha dá um novo ar ao restaurante e são colocados alguns eletrodomésticos novos. Ljubomir propõe uma ementa só com produtos frescos. As mudanças são aprovadas pela equipa do restaurante. “Uma ementa interessante, uma casa bonita, uma equipa bonita, o que me falta? Nada”, diz Fernando, feliz. 

A cozinha também foi limpa durante horas pela produção do programa da TVI. “Não sei o que lhe dizer, só agradecer”, atira Fernando. “Hoje tenho uma equipa do meu lado, isso é muito bom”, diz  emocionado. “Pode voltar daqui um mês, daqui a um ano não vai encontrar (congelados)”, garante.

“A casa é outra, eu sou outro, sou eternamente grato pelo que fez, muito obrigado chef”, diz Fernando, em lágrimas, a Ljubomir Stanisic, que fica agradado com as palavras do proprietário e o resultado das suas mudanças no O Mirante da Rocha, “Vou feliz para casa”, termina Ljubomir. 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reprodução redes sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram