Receita
Perna de cabrito recheada

Culinária

Qui, 17/04/2014 - 00:00

Ingredientes:

1 perna de cabrito  
chouriço de carne
80 g de amêndoa pelada
2 c. (de sopa) de pão ralado
1 ovo 1 c. (de sopa) de farinha
1 dl de natas
1 cebola pequena 4 dentes de alhos
1 c. (de sopa) de manteiga
1 dl de vinho branco
6 dl de ‡gua
1 cubo de caldo de galinha
100 g de fígado do frango
1 dl de azeite
300 g de arroz
1 molho de grelos sal e pimenta q.b.

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Arranje a perna, retirando-lhe o osso principal. Triture o chouriço com as amêndoas, o pão e o ovo. Junte a farinha e as natas até formar uma pasta.

Estenda a perna numa bancada e recheie-a com a pasta. Enrole-a, atando com fio de cozinha. Descasque e corte metade da cebola em rodelas. Disponha-a num tabuleiro e, por cima, coloque a carne. Barre-a com a manteiga e regue com o vinho. Leve a meio do forno durante 35 minutos.

Ferva a água e junte o concentrado, mexendo até dissolver. Pique o fígado de frango. Descasque e pique a cebola restante e dois dentes de alho. Refogue-os em 50 ml de azeite, juntamente com o fígado. Acrescente o arroz e envolva bem.

Ferva a água e junte-lhe o concentrado, mexendo bem até dissolver. Tempere a carne com sal e regue com o caldo. Deixe cozinhar cerca de 12 minutos, em lume brando.

Coza os grelos em água abundante, temperada com sal e escorra-os. Descasque e pique o alho restante. Salteie os grelos no azeite restante e junte o alho. Tempere com sal e pimenta. Retire a carne do forno e triture o molho, juntamente com um pouco de água. Sirva a carne com os grelos e o arroz, regando ainda com o molho.

Sugestão:

Substitua o arroz por castanhas salteadas em azeite e alho.

Siga a Revista VIP no Instagram