Pelé
Morreu a lenda do futebol brasileiro aos 82 anos

Internacional

Pelé não resistiu às complicações decorrentes do cancro no colón. Estava internado há um mês, em São Paulo.

Qui, 29/12/2022 - 19:11

O antigo jogador brasileiro Pelé morreu hoje, dia 29, aos 82 anos. A lenda do futebol, por muitos apelidada de Rei, estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro.

Antes do Natal, a equipa médica que o acompanhava já tinha emitido um comunicado onde declarou o agravamento do estado de saúde relacionado com o tumor no cólon.

“Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia de quimioterapia para tumor do cólon e tratamento de uma infeção respiratória, Edson Arantes do Nascimento [nome verdadeiro de Péle] apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipa médica”, podia ler-se no documento.

Pelé tinha sido submetido a um cirurgia local em 2021, seguindo-se vários tratamentos de quimioterapia. No início de 2022, foram detetadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

A família de Pelé passou os últimos dias ao seu lado no hospital. Pelé deixa sete filhos e a mulher, Márcia Aoki, com quem estava casado desde 2016.

Até ao momento ainda não foram relevados detalhes sobre as cerimónias fúnebres.

 

Velório no Vila Belmiro

Já existem rumores de que o velório de Pelé irá ter lugar no Vila Belmiro, o Estádio do Santos, aquele que foi o clube mais representativo da carreira do brasileiro. Considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, o ex-jogador conquistou três Mundiais de futebol: 1958, 1962 e 1970. O que representa cinco dos que o Brasil tem no palmarés e que ainda é um marco único para um jogador de futebol. Nascido em Três Corações, no estado de Minas Gerais, a 23 de outubro de 1940, Pelé morreu aos 82 anos. Como estão a dizer os brasileiros, “morreu Edson Arantes do Nascimento, mas Pelé é eterno”.

Texto: Vânia Nunes e Bruno Seruca; Fotos: Arquivo Impala

Siga a Revista VIP no Instagram