Pedro Sousa
Operado após fim das gravações de novela da TVI

Nacional

Pedro Sousa terminou recentemente de gravar a próxima novela da TVI, “Para Sempre” e foi submetido a uma cirurgia.

Dom, 17/10/2021 - 12:27

Pedro Sousa foi submetido a uma cirurgia. Foi o próprio ator, que integra o elenco da novela da TVI “Para Sempre”, cujas gravações terminaram há poucos dias, que revelou “ter voltado ao bloco operatório 21 anos depois” de uma intervenção ao coração devido a um grave problema de saúde: uma estenose mitral congénita.

“Desta vez, foi (só) o joelho e correu tudo bem. Tenho muita fisioterapia pela frente e, à partida, seis meses até voltar ao surf. Não ganho a vida a surfar mas ganho vida no mar, o que fará com que os próximos tempos não sejam fáceis, mas estou pronto para o desafio”, afirmou o ator, numa mensagem partilhada nas redes sociais que vem acompanhada de uma fotografia em que surge numa cama do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, em Lisboa.

O ator prosseguiu com uma série de agradecimentos. “Muito obrigado ao Dr. João Goulão, a toda a equipa e em especial a ti, Vera, que foste espetacular. Oceana, muito obrigado pelo teu empenho para me conseguires a cirurgia. Foste incansável e sem ti ainda estaria à espera”, disse. Pedro Sousa não especificou a quem se dirige concretamente, embora seja do conhecimento público que tenha namorado com a atriz Oceana Basílio.

O ator da próxima novela da TVI deixou ainda um “obrigado a todos” os que lhe “ligaram/mandaram mensagens a dar força”. O último agradecimento público foi para a mãe: “Obrigado por tudo, sempre.”

Pedro Sousa: “Fiquei roxo e em coma. Morri durante um bocado”

Em março de 2019, Pedro Sousa revelou, em entrevista a Cristina Ferreira, no extinto matutino da SIC “O Programa da Cristina”, detalhes sobre o grave problema de saúde que enfrentou na infância.

“Basicamente, tinha um aperto na válvula que impedia que o sangue entrasse e havia uma coisa chamada regurgitação, que fazia com que o o sangue voltasse para trás. Derreteram isso com alguns dias de vida ou semanas. Fiquei roxo e em coma. Morri durante um bocado”, explicou, contando que o médico que o tratava avisou a mãe para não ter esperança em relação à sua sobrevivência.

“Fiquei esse tempo em coma e não sabiam o que se passava comigo. O médico perguntou à minha mãe: ‘Você tem mais um filho, não tem?0. A minha mãe respondeu que sim e o médico disse-lhe: ‘Agarre-se ao irmão mais velho, porque este aqui não vai sobreviver’. Não se diz isso a uma miúda – a minha mãe tinha 25 anos, na altura –, não se tira assim a esperança a uma pessoa”, defendeu Pedro Sousa.

E continuou: “Às tantas, detetaram o problema, começaram a medicar-me e, pronto, esperou-se até à altura certa para ser operado, que foi aos 12 anos. Eu não senti nada. Para mim, não foi sofrimento, porque não tinha sintomas. Só me sentia um bocadinho de nada mais cansado, mas na escola fazia tudo de forma igual”.

Apesar do grave problema de saúde, Pedro Sousa fez questão de não deixar de viver todas as atividades e experiências pelas quais queria passar quando era mais novo. “Se as pessoas têm uma condição diferente dos outros, só faz delas pessoas únicas, que é o que somos todos. Não é por causa de uma condição que vamos alterar a nossa vida com base no que os outros dizem que se tem de fazer”, disse o ator, acrescentando: “O médico disse que eu não podia fazer surf de competição. Abandonei o surf, mas quis provocar um ataque cardíaco ao médico: ‘Não faço surf, mas agora faço boxe’.”

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram