Pedro Carvalhas
Relata enfarte: “Tive uma dor fortíssima no peito”

Nacional

Pedro Carvalhas voltou esta manhã ao trabalho depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio no passado dia 13. Jornalista deixa mensagem de alerta sobre os sintomas.

Qua, 25/01/2023 - 19:00

Pedro Carvalhas, de 54 anos, já está recuperado do enfarte do miocárdio que sofreu no passado dia 13, que o levou a ser internado no Hospital de Coimbra. Hoje (25), o jornalista já marcou presença no “Esta Manhã”, da TVI, e falou sobre o que aconteceu, tentando deixar uma mensagem de alerta sobre os possíveis sintomas.

O problema de saúde foi abordado na rubrica Teleconsulta e introduzido por Pedro Carvalhas com uma reflexão emotiva: “No ‘Esta Manhã’ de hoje confesso alguma emoção e bons reencontros. Hoje trouxe um aroma musical que nos remete para o maravilhoso da vida e confesso ter duas ideias simples que me orientam. A primeira: Não importa o número de vezes que caímos, mas o número de vezes que estamos dispostos a levantarmo-nos e a tentar de novo’. A segunda fala das minhas essências: A vida é de facto maravilhosa se vivida sem medo. Há quem defenda que se pensarmos muito no ontem, perdemos a maior parte do dia de hoje e isso é uma perda irreparável”.

Depois, Pedro Carvalhas vestiu a pele de convidado do programa matinal e a cardiologista, Dra. Silvia Monteiro, a responsável por tratar o rosto informativo, esteve em videochamada para falar mais detalhadamente dos sintomas e como prevenir o ataque cardíaco. Foi nesse momento que o jornalista recordou o momento em que tudo aconteceu. “Na sexta-feira à noite, estava para me deitar e tive uma dor fortíssima no peito, que era chata e incomodativa, mas não associei a problema nenhum. Depois senti uma náusea, uma vontade de vomitar e aí percebi que não era um sinal bom”, começou por contar. “Tive sorte em estar em Coimbra, onde há via verde de enfartes, isto é, as pessoas chegam à urgência e são logo encaminhadas para o serviço de cardiologia (…) Trataram-me muito bem”.

Nesse instante, e em jeito de alerta, Sara Sousa Pinto fez uma intervenção. “Ele sentiu esse desconforto e podia ter tentado adormecer (…) Ele não descurou os sinais e chamou imediatamente ajuda”, disse a anfitriã do “Esta Manhã”.

Pedro Carvalhas admite: “Não tinha sinal nenhum”

Em conversa com Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto – que não esconderam a felicidade em ter o colega de volta à antena da TVI – e a profissional de saúde, Pedro Carvalhas confessou ainda que foi completamente ‘apanhado de surpresa’, uma vez que “que está na fase mais saudável” da sua vida. O jornalista deixou de fumar, mantém uma alimentação saudável e pratica exercício regularmente.

“Estou com boas análises [do sangue]. Não tive sinal nenhum. Não me cansei por andar a correr ou por estar a fazer exercício físico. Não tive nada até sexta-feira à noite”, confidenciou, referindo, posteriormente, o seu estado de saúde: “Estou bem, tranquilo e sereno. Mas ainda temos uns problemas para ver mais à frente”.

Recorde-se que Pedro Carvalhas sofreu um aneurisma cerebral aos 43 anos.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram