Paulo Battista
Filha nunca o tinha visto sem barba: «Foi um momento muito forte!»

Nacional

Paulo Battista é um dos participantes da nova edição do programa A Tua Cara Não Me É Estranha. Estivemos à conversa com o alfaiate na Feira do Livro de Lisboa, onde nos contou alguns pormenores sobre este novo desafio.

Sex, 14/06/2019 - 6:00

Paulo Battista é um dos concorrentes da nova edição do programa A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI.

Estivemos à conversa com o alfaiate na Feira do Livro de Lisboa, esta quinta-feira, dia 13 de junho, onde se encontrava a promover o seu livro Manuel de Estilo para Eles e a dar autógrafos.

O rosto da TVI nunca tinha pensado que algum dia faria parte de um programa como o A Tua Cara Não Me É Estranha. «Se há quatro anos, quando eu ainda trabalhava por conta de outrem, me dissessem que eu estaria neste preciso momento com o meu livro, eu não acreditaria. Tudo isto tem acontecido de uma forma muito rápida. Então participar no programa…»

Do sofá para o palco

Paulo Battista confidenciou-nos que ele, a mulher e os três filhos consumiam muito este tipo de programas ao domingo à noite, no conforto do lar. «Fazia parte do serão da família. Eu sempre disse que adoraria participar quer no Dança [Com As Estrelas] quer no A Tua Cara. Eu divirto-me muito com aquilo. Quando foi feito o convite, fiquei radiante», revela.

Apesar de toda a alegria por ter recebido o convite, o alfaiate revelou-nos que não o aceitou logo. «Ficou sempre pendente da palavra da minha filha mais nova [Renata, de oito anos], porque tinha receio que ela não ficasse confortável depois com a crítica dos colegas na escola, por exemplo. Não queria pôr a minha filha, de alguma forma, numa situação estranha», começa por contar.

«Ela ficou mais eufórica do que o pai»

«Cheguei a casa e disse: ‘Olha Renata, em príncipio o pai já aceitou, mas queria saber a tua opinião!’ Ela ficou mais eufórica do que o pai. Estou muito contente. Muito contente de estar em último, porque eu estou ali mesmo para me divertir. Sou alfaiate, quer dizer… Se isto fosse um concurso de alfaiataria e eu estivesse em último, não ia estar contente certamente», continua, entre gargalhadas.

Polémica entre Leandro e Rita Pereira

Leandro, outro dos concorrentes do concurso televisivo, e Rita Pereira, uma das juradas do programa, tiveram um pequeno bate-boca em direto, na gala da semana passada. Questionado sobre o assunto, Paulo Battista revela que o mesmo não se sentiu no grupo. «O grupo não sentiu nada. Está tudo bem. No meu ponto de vista e quando estava sentado no sofá, nem me apercebi, honestamente», conta. «Somos muito unidos, com um espírito muito descontraído. Eu não deixei de cantar mal [risos]. Eu não conhecia os outros sete. São incríveis. Elas cantam que se fartam, tirando a Matilde [Breyner]. Estamos a competir para o último lugar [risos], mas eu posso ficar, porque sou um senhor», continua, sempre com um sorriso no rosto.

A opinião de Paulo Battista sobre Maria Cerqueira Gomes

Paulo Battista considera que a Maria Cerqueira Gomes foi uma «surpresa muito boa». O alfaiate já conhecia a apresentadora, uma vez que é o anfitrião da rubrica De Ponto e Bola, inserida no Você na TV!, apresentado pela portuense e por Manuel Luís Goucha, cliente e amigo de Paulo.

No entanto, «antes não a conhecia». «Quando o Manel chegou ao atelier a dizer que era a Maria que se iria juntar a ele, e já se sabia na altura, porque ele nunca conta nada antes, podia fazer aquela confissão, o alfaiate, por norma, é o confidente, mas não o fez, foi uma boa surpresa. As mulheres do norte são incríveis. Já a Sónia Araújo também o é. Que venham mais», continua.

A liderança da SIC nos últimos tempos

Desde janeiro de 2019 que tudo mudou no panorama televisivo. Cristina Ferreira estreou-se na SIC e desde então que o canal de Queluz de Baixo tem vindo a passar para segundo lugar na «guerra das audiências».

No entanto, o alfaiate desvaloriza esta situação: «São fases. A TVI liderou durante muito tempo, agora é a SIC. Faz parte. Não se vai cantar pior por isso. Fico feliz, essencialmente, porque os produtos são nacionais. Se andássemos a consumir coisas de fora é que eu ficava triste!»

O corte da barba

Paulo Battista ficou conhecido do público português por ser o alfaiate de muitas estrelas, entre as quais apresentadores, jogadores de futebol, entre outros. Para além do bom gosto que lhe é reconhecido, a barba e o penteado são a sua imagem de marca. Porém, devido ao programa A Tua Cara Não Me É Estranha, o artista viu-se obrigado a cortar a barba. Algo que já não fazia há cerca de seis anos. O alfaiate imitou a cantora brasileira Ana Carolina na segunda gala. 

«Quando fui convidado para o programa, falou-se de eu ter que tirar a barba, se eu me sentisse confortável. Também falei com a Renata sobre isso. Ela tem oito anos e nunca me tinha visto sem barba, uma vez que eu já não a cortava há cerca de seis anos e tal», revela.

«Ela nunca me tinha visto sem barba e de repente viu-me vestido de mulher»

«Para entrar no programa eu ia entrar com tudo. Se me tivesse que calhar uma mulher na primeira semana eu tirava logo a barba. Foram ‘porreiros’, só tive que tirar na segunda semana. A miúda andava todos os dias a perguntar se eu já tinha cortado a barba. Obviamente que acho que afetou um bocado a minha prestação, não que eu cante melhor ou pior, quem tem barba percebe. Estava muito nervoso, porque eu não tinha visto a minha filha ainda, nem ela a mim. Ela só me viu no direto. Eu acabo de cantar, a Maria chama-me e a Renata, coitadinha, começou a chorar. Ela nunca me tinha visto sem barba e de repente viu-me vestido de mulher. Foi um momento muito forte, mas já passou», remata.

Veja todas as fotografias na nossa galeria.

Texto: Ivan Silva; Fotos: Helena Morais e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram