Patrícia Candoso
«Aumentar a família tem de ser ponderado»

Nacional

Patrícia Candoso e Marco Santos estão juntos há oito anos e têm uma filha com dois. Mas os tempos de crise que o meio artístico atravessa fazem-nos hesitar em dar um irmão a Maria Clara

Qua, 14/10/2020 - 12:00

A lém de ser atriz, Patrícia Candoso tem também uma produtora de espetáculos, mas os difíceis tempos pós-confinamento deixam antever um futuro ainda muito incerto. Por isso, a também cantora, lançou um site e loja online de venda de vestuário e acessórios, juntamente com a colega, a atriz Rosa Bela.

Mas é ao lado do companheiro, Marcos Santos, e da filha do casal, a pequena Maria Clara, que a atriz encontra o refúgio de que necessita, nestes tempos conturbados.

VIP – A pandemia veio trocar as voltas a todos os que vivem do espetáculo. Como tem sido adaptar-se a estes novos tempos?

Patrícia Candoso – Foi muito difícil ver todos os nossos espetáculos cancelados e sem perspetiva nenhuma de futuro. Aliás, alguns desses espetáculos ainda não foram reagendados e outros nem serão… Para além disso, é complicado adaptarmo-nos quando a principal finalidade do trabalho do ator é chegar ao público; se não há público, não temos como trabalhar.

Tenho, como muitos colegas, uma produtora que vive de espetáculos e que tem sido extremamente complicado manter. Desde 7 de março, fizemos dois espetáculos. Os municípios não estão a contratar e as pessoas também mostram ter receio ou estão sem dinheiro para ir ao teatro. E quando não há dinheiro a cultura é dos primeiros setores a ser esquecido.

De que forma a sua rotina foi afetada e que coisas positivas este período lhe trouxe?

Durante o confinamento, a minha rotina deve ter sido muito parecida com a de quase todas as pessoas que têm filhos. Nos primeiros dias, até soube bem! Mais tempo em casa, mais tempo em família, aproveitar o crescimento da minha filha, fazer arrumações… Mas, ao longo dos dias, que viraram meses, foi-se tornando cada vez mais complicado, principalmente a nível psicológico.

Uma entrevista a ler na íntegra na sua VIP, já nas bancas

Siga a Revista VIP no Instagram