Passagem de ano em casa
7 jogos para fazer com a família ou os amigos e entrar em 2022 a rir

Estilo de Vida

Estamos a poucas horas de entrar em 2022 e, se vai passar a meia-noite em casa, não pense que lhe vai faltar diversão. A VIP reuniu 7 sugestões de jogos para fazer entre família ou amigos e começar o ano novo a rir

Sex, 31/12/2021 - 15:44

Estamos a poucas horas de entrar em 2022 e, se vai passar a meia-noite em casa, não pense que lhe vai faltar diversão. A VIP reuniu 7 sugestões de jogos para fazer entre família ou amigos e começar o ano novo a rir.

Jogos de tabuleiro

A primeira sugestão é o clássico Monopólio. O jogo de tabuleiro mais famoso do mundo tem como objetivo criar um império milionário, evitar a falência e levar os adversários à bancarrota. Os jogadores têm de comprar casas, hotéis, empresas e caminhos de ferro. Quem gerir as suas economias de forma mais eficiente, ganha. 

Outros jogos de tabuleiro que podem também ser divertidos são o Pictionary [onde os jogadores recebem cartões com categorias e palavras, têm que as desenhar sem dizer quais são e os companheiros de equipa têm de adivinhar], o Scrabble [jogo de tabuleiro de palavras cruzadas], o Time's Up [jogo de mímica com temporizador], ou o Exit [um jogo de tabuleiro que recria um "Escape Room"e os jogadores têm de decifrar enigmas para conseguirem sair do local onde ficam "presos"]. 

Detetor de Mentiras

Este é uma ótima atividade para fazer após o jantar, quando ainda estão todos sentados à mesa a conviver. A ideia é cada participante referir três factos, curiosidades ou aspetos pessoais sobre si, onde apenas dois correspondem à realidade. Os outros participantes podem fazer questões a quem está a jogar e, no fim, tentam adivinhar qual dos factos é mentira. Quem acertar é o próximo a jogar. 

Jogo da Memória

Reúna alguns acessórios e mostre-os aos participantes deste jogo durante 30 segundos. Depois, esconda-os. O jogador que acertar no maior número de acessório que mostrou ganha. O ideal é optar por acessório pequenos, colocá-los numa bandeja e mostrá-los todos de uma vez, o que acabará por dificultar a tarefa de memorização. 

O Telefone Estragado

Este jogo também é um clássico. A ideia é criar uma "corrente telefónica": um jogador começa por dizer uma frase e dizer ao ouvido do jogador que esteja ao seu lado, sem que os outros ouçam. Esse jogador deve acrescentar uma ou mais palavras à frase inicial e dizê-la ao jogador ao seu lado, e assim sucessivamente. O último jogador da corrente deve dizer a frase inicial e todas as outras palavras que foram acrescentadas sem alterações. Se o conseguir fazer, o jogo foi realizado com sucesso. 

O Jogo do Ovo

Este jogo é apenas para os mais arriscados e para quem não tem medo de se sujar [e tiver uma toalha à mão]. A ideia é um jogador definir uma categoria, por exemplo "Famosos". Este jogador deve ter um copo com um ovo e questionar todos os participantes sobre um facto, uma curiosidade ou outra coisa que seja alusiva a "Famosos". Quem não conseguir responder no tempo previsto, leva com o ovo na cabeça. Quem perder, é o próximo a definir a categoria, e assim sucessivamente.

Jogo do Laço

Este jogo é muito fácil de jogar, mas muito difícil de ganhar. A ideia é formar pares. Arranje as fitas que sobraram do Natal e entregue uma a cada par. O participante deve fazer um laço no pulso do parceiro só com uma mão e sem ajuda. Quem conseguir fazê-lo mais rápido, ganha. 

Anedotas

Não é propriamente um jogo, mas certamente deixará todos a rir à gargalhada. Existe imensos sites que reúnem anedotas dos mais diversos estilos, das curtas às longas e das mais infantis até às para maiores de 18. Deixamos um exemplo sobre a Passagem de Ano:

"Para a Passagem de Ano, e numa de aproveitar a neve, diz o miúdo para o pai:
- Paizinho, vamos à Serra da Estrela ver a neve, está bem?!

Responde o pai:
- Está bem filho, mas vamos no Verão… Agora, está lá muito frio!"

Texto: Mafalda Mourão com Mariana de Almeida; Fotos: DR

 

Siga a Revista VIP no Instagram