Carpaccio de atum marinado
Para servir em ocasiões de requinte

Culinária

Uma receita que não deixa ninguém indiferente

Sex, 03/07/2015 - 12:35

Ingredientes: 1 ramo de ervas (salsa, coentros e manjericão), 1 c. (de sopa), de sal grosso, 1 c. (de chá) de açúcar mascavado, 1 malagueta, 1 c. (de sopa) de pimenta-preta em grão, 0,5 kg de lombo de atum limpo, 1 limão, 1 dl de azeite, 8 gricinos, folhas de alface e agrião q.b.

 

Modo de preparação:

1 Triture as ervas com o sal, o açúcar, a malagueta e a pimenta. Depois de obter uma pasta, disponha-a sobre uma superfície e espalhe-a, até obter uma camada fina. Por cima, coloque o lombo de atum e prense-o contra a pasta, de forma a cobrir o atum com o tempero. 

 

2 Enrole o lombo de atum em película aderente, aperte-o bem e ate as pontas. Leve ao congelador, durante cerca de oito horas. Decorrido este tempo, desenrole o atum e retire-lhe a película. Corte-o em fatias, o mais finas possível, e distribua-as pelos pratos. 


3 Lave bem algumas folhas de alface e agrião, parta-as em pedaços e disponha-as em volta do atum. Tempere tudo com um pouco de limão e azeite. Sirva o atum com os gricinos e com o limão cortado às rodelas.

 

Sugestão: Enriqueça este carpacio, substituindo metade do atum por tamboril e enrole os dois peixes em conjunto. Para isso disponha o lombo de atum sobre a pasta de ervas e prense-o bem, até ficar coberto. Enrole-o em película aderente, aperte-o bem, feche as extremidades do rolo e leve-o ao congelador.  Depois de retirá-lo do frio, desenrole-o cuidadosamente e elimine a película aderente. Com o auxílio de uma faca afiada, corte o lombo de atum em fatias, o mais finas possível

Siga a Revista VIP no Instagram