Palavra de especialista
Tudo o que deve saber sobre cuidados com a pele no outono

Saúde e Beleza

Renata Valença, autora do Luxobasiquinho, explica que a melhor época para tratar a pele é no outono. Fique a par de todas as dicas

Qua, 28/11/2018 - 14:00

O verão acabou e o frio veio para ficar. Sei que muitas mulheres (e homens também) estão com a pele a precisar de uma nova vida. A melhor época para começar tratamentos é quando a estação do sol termina, por isso que tal dar aquele up na pele para enfrentar o inverno?

 

São três passos que não podemos esquecer para ter uma pele bonita e saudável, vamos a eles:

 

1) Limpeza profunda:

 

Sabemos que limpar o rosto faz parte da rotina diária como já expliquei em artigos anteriores. Lavar com um gel de limpeza é o passo número 1.  Mas já parou para pensar que pelo menos a cada três meses precisamos fazer uma limpeza mais a fundo? Isso pode ser feito em casa, usando esfoliantes faciais até duas vezes por semana, ou com uma esteticista que irá fazer uma limpeza profissional totalmente diferente de uma esfoliação. Claro que se puder fazer os dois é melhor. Na galeria de imagens pode ver alguns esfoliantes que adoro.

 

 

2) Nutrir e hidratar:

 

O sol é o pior inimigo da pele, então se exagerou no sol, deve estar a sentir aquele desconforto de pele repuxada e vincada. A minha dica é usar um hidratante e sérum facial compatível com o horário (dia e noite) e pelo menos de 1 a 2 vezes por semana fazer uma máscara facial hidratante. Não vou postar sobre cremes e séruns pois no artigo anterior já dei umas dicas do meu protocolo atual, mas depois pretendo aprofundar esse assunto. Mas quero deixar umas dicas de máscaras faciais que uso, gosto e indico. Aliás estou a amar essa moda de máscara facial, principalmente as sheet masks, são muito práticas!

 

 

3) Tratar as manchas:

 

Quem apanhou sol e manchou o rosto todo que levante as mãos?

Agora é preciso “correr atrás do prejuízo”. Tem algumas coisas que podem ser feitas, a primeira é ir a um dermatologista para fazer um diagnóstico e provavelmente será passado produtos manipulados mais fortes, porque requer cuidados mais específicos. O laser facial para manchas também é uma ótima opção, o mais eficaz hoje (até onde eu sei), é o Spectra, mas somente um médico poderá  dizer isso. Existem também anti-manchas que podem ser usados em casa, mas SEMPRE procurem um dermatologista.

 

Antes que me esqueça, aqui em Portugal existe uma marca espanhola chamada Mesoestetic que tem um protocolo fantástico para manchas, feito em gabinete e depois a manutenção é feita em casa. Eu não fiz, mas soube que é de facto um tratamento muito eficaz, o nome dos produtos é cosmelan e dermamelan, mas conversem com o médico antes de usar qualquer despigmentante. Na galeria de imagens, mostro algumas opções que podem ser compradas em farmácias.

 

 

Estou a preparar um novo artigo dedicado ao inverno, em que vou ensinar a montar uma necessaire de inverno só com os essenciais. Além disso, muito em breve faremos um take over na página do Facebook da Revista VIP. Será um vídeo ao vivo para responder a todas as perguntas dos leitores.  Aparecerem por lá, mas avisarei antes, assim todos poderão acompanhar.

 

Beijinhos a todos e não se esqueçam de me seguir no Instagram e Facebook @luxobasiquinho

 

Renata Valença

Siga a Revista VIP no Instagram