Denise Ferrandini
“A palavra 'botox' era um tabu em Portugal”

Famosos

A mulher do argumentista Rui Vilhena e profissional de estética, revela que o País evoluiu muito, em matéria de beleza

Qui, 14/08/2014 - 00:00

Há oito anos decidiu abrir a Denise Ferrandini Clínica Estética e Estética Médica, em Cascais. Agora, contribui para o bem-estar e beleza de muitos frequentadores, que, mais que clientes, se tornaram amigos...

VIP – Como consegue conciliar a frenética vida profissional com a estabilidade da vida familiar? Agora, com o seu marido, Rui Vilhena, há bastante tempo no Brasil (é argumentista da telenovela Boogie Oogie, da TV Globo), deve ser ainda mais difícil...
Denise Ferrandini –
Não é fácil, mas, felizmente, temos um casamento bastante consolidado e essa segurança faz com que seja mais fácil lidar com a distância. Estamos os dois muito ocupados e focados nas nossas profissões e tentamos apenas fazer com que os poucos momentos durante o ano em que estamos juntos sejam especiais e bem vividos.

O que é que as mulheres – e os homens – procuram em termos de estética e beleza?
A mulher moderna preocupa-se muito com a sua aparência. Dependendo da altura do ano, decide a parte do corpo que vai tratar. Todas as minhas clientes procuram ter uma pele impecável, sedosa, luminosa, livre de manchas e firme. Existem muitos tratamentos que resultam muito bem com resultados rápidos e duradouros. Por sua vez, no verão o corpo é sempre uma prioridade, principalmente os cuidados com a celulite e a flacidez da pele corporal. Já os homens são bastante menos exigentes: tratam do rosto, mas sem muito critério e disciplina. Os serviços mais procurados são massagens desportivas para descontrair os músculos e a depilação a laser.

Qual o segredo da beleza: a genética ou os cuidados que provemos ao nosso corpo?
A genética tem com certeza um enorme peso e, no que respeita à beleza, dificilmente conseguimos fugir dessa herança. Por outro lado, quanto mais cuidados temos com o nosso organismo, melhor ele vai responder ao que estamos a estimular e a tentar melhorar. Utilizar bons cremes e fazer visitas periódicas à clínica vão, de certeza, trazer mais saúde e melhor aspeto à pele. Mas não esqueçamos que um estilo de vida equilibrado contribui muito para um corpo saudável!

Há diferenças nos conceitos de beleza americanos em relação aos europeus?
Quando cheguei a Portugal, a estética resumia- se, basicamente, a depilações, massagens de relaxamento e limpezas à pele. Fiquei um pouco assustada, pois vinha de cinco anos de experiência profissional numa clínica em Beverly Hills, onde já lidava com muito do que existe em Portugal hoje! Há 22 anos, lembro-me que cá a palavra “botox” era um tabu, não se falava quase em implantes mamários ou preenchimento de rugas. Hoje, Portugal está muito evoluído e temos todos os tipos de tratamentos, bons profissionais, tenho o apoio de excelentes médicos cirurgiões, equipamentos de ponta... A estética já está longe de ser considerada uma ‘lojinha de bairro’. O País evoluiu muito. E a formação contínua traz-nos mais sabedoria, exposição e compreensão da nossa profissão.

Encontra-se, atualmente, a terminar a formação em Nutrição e Dietética. Porquê esta especialização?
A especialização em várias áreas da estética e cosmetologia tem um enorme valor porque a estética moderna abrange muito para além daquilo que se praticava há uns anos. Ao longo destes quase 25 anos de carreira tenho feito muitas especializações, mas ainda me faltava a dietética. Este curso vem contribuir para melhor aconselhar os meus clientes, orientá-los e reeducá- los, para tirarem os melhores benefícios dos alimentos, não só na vertente estética e de saúde.

O que espera do futuro?
Espero que todos tomem consciência da importância de uma vida mais saudável, harmoniosa e equilibrada. Todos os dias contribuo para o bem estar e beleza dos meus clientes e isso traz-me uma grande satisfação. Para além disso, espero que, no futuro, o mundo encontre paz e a sua própria harmonia.

Texto: Luís Peniche; Fotos: Bruno Peres; Produção: Romão Correia;
Cabelo e maquilhagem: Ana Coelho com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram