Tânia Ribas De Oliveira
A outra grande paixão da apresentadora

Nacional

Decoração, uma arte que a apresentadora aprendeu com a mãe

Sex, 22/08/2014 - 00:00

Para além de comunicar, Tânia Ribas de Oliveira tem outra grande paixão na vida: a decoração. A apresentadora da RTP foi com a VIP fazer compras de objetos decorativos para o lar, e reconheceu que, se pudesse, estaria sempre a alterar o aspeto da sua casa. “Se eu pudesse, redecorava a casa muito mais vezes do que faço, porque eu adoro decoração, desde sempre. Faço coleção de imensas revistas do tema, não só portuguesas como internacionais, e quando viajo compro sempre livros de decoração”, conta, enquanto escolhe uns atoalhados novos.

O gosto pela decoração afirma tê-lo herdado da mãe, que sempre a habituou a viver em “casas muito bonitas, muito bem cuidadas”. Sobretudo, porque a mãe de Tânia, mais do que comprar artefactos novos, restaura os antigos. “Acabo por alterar a decoração em detalhes pequenos, como velas almofadas...porque o que me mete confusão é ‘e depois o que faço às coisas antigas?’. Por isso, também transformo as coisas. Tenho aprendido isso em programas como o Querido, Mudei a Casa e, claro, com a minha mãe, que restaura tudo e tem muito jeito para trabalhos manuais. Ela tem o dom de transformar coisas sem graça nenhuma em objetos lindíssimos”, garante.

Apesar de não ter o tempo que desejava para se dedicar mais a esta arte, a cara do Verão Total, da RTP1, ama a casa onde habita com o marido, João, e o filho, Tomás. “Eu gosto muito do estilo de decoração romântico, ou provençal. Não me identifico muito com o estilo minimalista. Acho que uma casa deve ter personalidade. Deve ser o reflexo de quem lá vive e, felizmente, na minha casa vivem três pessoas com muita personalidade. Gosto do branco como base de decoração e depois de ir alterando algumas cores, em pequenos detalhes. Parece que mudámos a decoração sem gastarmos muito dinheiro”.

Este é sempre um ponto a ter em conta, especialmente, nos tempos de crise que correm. Por isso, esta visita à zona de decoração do Continente valeu um post no blog O Nosso T2, onde Tânia pratica uma outra paixão: escrever. “Estou a adorar ter este espaço, porque descobri que adoro escrever. Antes de ser mãe dei por mim a escrever uma série de livros para crianças, que já terminou. Depois do nascimento do Tomás dei por mim a escrever coisas sobre ele e sobre a minha experiência da maternidade. Por isso criei o blog. Tenho vários milhares de visitas por mês e isso é muito gratificante”, sorri.

A verdade é que, mesmo sendo este espaço dedicado às aventuras e desventuras de Tânia enquanto mulher e profissional, são as histórias como mãe que arrancam mais sorrisos a quem por lá passa. Um exemplo disso mesmo, foi o post que a apresentadora fez sobre o filho estar a viver o primeiro amor aos... 18 meses. “O Tomás está apaixonado e aquilo é tudo verdade, porque mais tarde quero que o blog sirva como um documento para que ele veja como foi quando era bebé. Ele tem 18 meses e as educadoras de infância começaram a dizer- me, a mim e à mãe da Inês, que havia ali uma amizade muito especial. Eles passam o dia juntos, ele conta-lhe histórias, dormem de mão dada, ela dá-lhe beijos e abraços e ele deixa. É, claramente, uma amizade muito pura”, sorri, deliciada, a mãe, que reitera que já está preparada para o filho ser malandreco quando for grande. “Ele é sagitário, é um signo muito namoradeiro, por isso, já estou preparada”, conclui.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Helena Morais

Siga a Revista VIP no Instagram