Olympe, de 23 anos, é uma youtuber francesa que sofre com transtorno de personalidade múltipla, tendo mais de 40 personalidades diferentes quer ser eutanasiada, contudo, tal desfecho tem-lhe sido negado pelos médicos, que dizem não ser “dispensadores de suicídio”.
A jovem, que conta com 255 mil subscritores no Youtube e outros 250 mil no instagram, está inclusivamente a documentar a sua tentativa de colocar terrmo à vida numa clínica de eutanásia. Olympe estará, segundo avança o Daily Mail, em contacto com médicos belgas, uma vez que na Bélgica o suícidio assistido é legal.
Tudo porque o transtorno que sofre torna a sua vida muito mais complicada e, por vezes, angustiante. O jornal britânico falou com o médicobelga Yves de Locht, que foi abordado por Olympe, que explica que estas clínicas não são “dispensadoras de eutanásia” e que um processo como este pode durar muitos meses ou até anos, até que alguém recorrer ao suicídio assistido. Aliás, o médico afirmou ter sido contactado pela jovem, mas garante que não lhe deu qualquer tipo de data, nem certezas de a aceitar como paciente, estando a analisar o caso.
No entanto, isso não impediu Olympe de colocar no instagram que “no último trimestre de 2023, recorrerei ao suicídio assistido na Bélgica”, disse, acrescentando; “Não é um debate. É a minha vida. É uma decisão que tomei e que foi difícil de tomar”
Recorde-se que em maior parte da Europa o suicídio assistido é ilegal e deve ser encarado como um assunto sério. Em caso de se sentir em baixo ou se tem pensamentos menos positivos saiba que existem linhas especializadas para lhe prestar apoio:
SOS VOZ AMIGA
213 544 545
912 802 669
963 524 660
CONVERSA AMIGA
808 237 327
210 027 159
VOZES AMIGAS DE ESPERANÇA DE PORTUGAL
222 030 707
Texto: Redação; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram
