Xana Toc Toc
“O público infantil é muito exigente!”

Nacional

Xana Toc Toc e o seu Trolipop é um verdadeiro sucesso para as crianças. A personagem é fruto do trabalho de Xana Abreu. Descubra quem é a cantora que agrada a miúdos e graúdos

Seg, 15/06/2015 - 14:10

A personagem Xana Toc Toc e o seu mundo encantado nasceu graças a Xana Abreu e é fruto da sua paixão pelas diferentes vertentes artísticas, que a atacou desde criança: “Sou uma menina-mulher, assumida agora neste projeto infantil Xana Toc Toc, e vivo apaixonada pela vida e pelas artes. Quais? Centenas. Arregalo os olhos assim que acordo, não quero perder nem um minuto, pois tenho mil e um sonhos por concretizar. (…) O acumular de experiências ao longo da minha vida, fez-me perceber que as 24 horas que o dia tem não chegam para viver e trabalhar em todos os projetos que tinha. Parei para pensar e foi aí que nasceu o projeto Xana Toc Toc. Parei para seguir um único caminho…”

Desde final de 2014 que a Xana Toc Toc anda por aí, no seu Trolipop. Como está a correr esta nova fase?
A Ilha dos Sonhos já está enorme! E agora, com o quarto álbum musical, chegou o Trolipop, que é o veículo que me vai fazer viajar, uma das coisas que mais gosto de fazer. Esta é uma viagem pelo exterior, mas também uma viagem de introspeção, uma viagem à magia, ao sonho, à natureza, a circular pelo amor, pela amizade, uma viagem onde aprendo muitas coisas…

O mundo animado da Xana Toc Toc é inteiramente virtual, fruto da mais recente tecnologia digital e, acima de tudo, de um grande empenho…
Eu gosto de imaginar e criar o meu mundo. Quando andei na António Arroio (a minha formação é em pintura e artes plásticas), tinha à disposição materiais orgânicos, palpáveis, em que construía sempre o meu mundo, a minha arte. De repente descobri a arte digital, que eu amo! Agora, posso desenvolver tudo o que está na minha cabeça e no meu coração de uma forma muito coerente com aquilo que é o sonho. Eu e o David (que é, juntamente comigo, o autor do projeto, o meu companheiro de vida, de trabalho…), deitámos mãos à obra e fizemos o primeiro DVD, calmamente, a ver o que daria… A maior parte dos vídeos que fizemos foram filmados no nosso quarto, os dois sozinhos; depois, em pós-produção, inserimos toda a magia e sonho, através de ilustração, luzes, cores. As novas tecnologias entraram neste projeto por acaso, porque são os meios que encontrámos para realizar aquilo que imaginamos. Em termos tecnológicos, as coisas também evoluíram muito nestes últimos três a quatro anos. Este DVD, sem querer menosprezar os anteriores, é um acumular de experiências e trabalho de tudo o que aprendemos nestes últimos três anos.

Leia a entrevista na íntegra na sua revista VIP n.º933, já nas bancas

Siga a Revista VIP no Instagram