nutrição
Como os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce

Saúde e Beleza

O envelhecimento precoce no corpo humano é causado pelos radicais livres e o stress oxidativo provocado por estes. Saiba o que são os radicais livres e como os antioxidantes podem ajudar a combater o envelhecimento precoce.

Seg, 20/04/2020 - 7:00

Cada vez mais as pessoas querem garantir – através do exercício físico e da alimentação – um corpo sadio, capaz de suportar as agressões constantes de um quotidiano agitado e cheio.

Ainda assim, o mundo em que vivemos oferece desafios novos e intensos, tanto para a saúde como para a aparência. A radiação solar, o aumento no número de produtos alimentares altamente processados, as substâncias e resíduos tóxicos (como conservantes) presentes nos alimentos e a poluição são exemplos de alguns dos agentes que promovem a degeneração corporal e o seu envelhecimento precoce.

Esta ação nociva acontece porque promove um aumento dos radicais livres no nosso corpo, o que promove uma reação oxidativa. Quando em excesso, esses radicais livres deixam de gerar um equilíbrio no nosso corpo e passam a ser nocivos para a saúde, originando um processo que se conhece como stress oxidativo e que promove doenças degenerativas – como o alzheimer ou cataratas – e também um envelhecimento precoce.

Sabendo disto, impera conhecer as formas de evitar que o stress oxidativo ocorra. Venha conhecer o papel dos antioxidantes no combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce.

1. Agentes antioxidantes na luta contra o envelhecimento 

O combate aos radicais livres pode ser feito através da introdução de agentes antioxidantes no organismo, já que estes ajudam na gestão celular da toxicidade e ajudam a eliminar os elementos nocivos, promovendo a renovação celular e o correto funcionamento do organismo.

Os compostos antioxidantes fazem parte de vários alimentos e de vários suplementos que se podem, facilmente, introduzir na nossa rotina.
Alguns alimentos, como os legumes, a batata doce, os frutos, os cereais, os peixes, o marisco, os frutos secos ou os laticínios são exemplos de alimentos que comportam agentes antioxidantes e que podem ajudar no combate aos radicais livres. 

Da mesma forma, algumas empresas, como a marca de CBD Nordic Oil apresentam óleos e produtos de suplementação que têm também uma forte ação antioxidante e que podem contribuir para neutralizar os radicais livres em excesso, evitando o stress oxidativo e o envelhecimento precoce.

2. Outras vantagens dos antioxidantes

Além de promoverem a travagem desse envelhecimento, os agentes antioxidantes presentes nestes alimentos e suplementos também podem auxiliar na prevenção de outro tipo de problemas causados pelo excesso de radicais livres no corpo humano.

Entre os problemas que podem ser evitados encontram-se as doenças oculares degenerativas, as doenças neurodegenerativas, as doenças do foro cancerígeno, os problemas de pressão arterial, as doenças cardiovasculares, problemas relacionados com as articulações e sistema ósseo e ainda doenças associadas ao cansaço e à fadiga.

A introdução destes agentes tende, também, a melhorar o humor e a criar uma sensação de bem-estar.

Siga a Revista VIP no Instagram