Nuno Santos
Confiante no primeiro dia de trabalho na TVI: «Desafio incrível»

Nacional

Nuno Santos já está em ação na TVI: «Quero e vou estar à altura da responsabilidade!»

Ter, 14/01/2020 - 10:34

«A programação da TVI entra hoje numa nova fase. Um novo rosto, conhecido por todos, assume a Direção de Programas. É Nuno Santos, tem 30 anos de carreira e só lhe faltava a TVI no currículo.»

Foi com estas palavras que a estação de Queluz de Baixo, na pessoa da jornalista Ana Sofia Cardoso, no Jornal da Uma desta segunda-feira, dia 13 de janeiro, anunciou o início de uma nova era no canal e deu as boas-vindas ao recém-chegado decisor dos destinos da TVI.

Nuno Santos, cuja nomeação para líder da programação da TVI foi anunciada pela estação há dez dias, entra para a Direção de Programas em substituição de Felipa Garnel, que resistiu apenas cinco meses no cargo.

Ciente da responsabilidade que tem em mãos, o programador diz-se «muito, muito entusiasmado». E com noção do percurso que quer traçar na TVI. «Tenho muito claro o caminho que devemos fazer, para onde é que devemos ir e quando é que lá vamos chegar. Vai levar algum tempo. Normalmente, leva tempo, mas nós sabemos para onde vamos e sabemos onde é que queremos chegar», assegura.

A assumir a condução de «um desafio incrível», ao qual lhe é imputada «uma grande responsabilidade», Nuno Santos deixa já uma garantia: «Quero estar e vou estar à altura dessa responsabilidade.»

«Acho que este é o grande desafio dos media em Portugal nesta viragem da década. E estar aqui, estar convosco, estar com os espectadores é um momento incrível das nossas vidas», conclui.

Rostos conhecidos ao lado de Nuno Santos

Também nas redes sociais o novo Diretor de Programas da TVI assinalou o seu «primeiro dia» em Queluz de Baixo, partilhando uma fotografia do logótipo do canal captada nas instalações da mesma.

As reações vieram de vários lados, com muitas figuras públicas - a maioria das quais com quem Nuno Santos trabalhou noutros canais - a felicitarem o programador pelo desafio que agora se inicia. São exemplos disso mesmo Tânia Ribas de Oliveira, João Baião, Pedro Teixeira, Lídia Franco, Ana Bola, Marcantonio del CarloCristina Esteves, João Fernando Ramos, Marcos Pinto, Isabel Figueira e Liliana Aguiar.

Vasto currículo na televisão 

Com 50 anos, Nuno Santos conta já com um vasto currículo na televisão. Comecemos pelo fim. Para assumir a Direção de Programas da TVI, o antigo jornalista deixou a Direção-Geral do Canal 11, a plataforma de conteúdos da Federação Portuguesa de Futebol. Entrou para o cargo no verão de 2018.

Nuno Santos regressou pela porta grande à televisão portuguesa mas, em 2013, a polémica saída da RTP teve outros contornos. O então Diretor de Informação da estação pública de televisão foi alvo de um processo disciplinar na sequência do visionamento das imagens pela PSP de uma manifestação à porta do Parlamento. Foi despedido com justa causa e sem direito a indemnização, tendo, no entanto, chegado a acordo com a RTP.

Esta foi a segunda passagem de Nuno Santos pelo operador público de media, já que foi o Diretor de Programas do canal entre 2002 e 2007, ano em que se muda para a SIC para assumir as mesma funções. Foi o regresso à estação de Carnaxide - hoje estação de Paço de Arcos -, onde fez parte da equipa fundadora. Entre 1993 e 2001, foi pivô e fundou a SIC Notícias, canal de que foi o primeiro Diretor.

Com a segunda saída da RTP, Nuno Santos assumiu a direção de conteúdos na Multichoice, plataforma multinacional de conteúdos de origem sul-africana. Mais tarde, foi diretor internacional da unidade de negócos The Story Lab da Dentsu Aegis Network, multinacional dedicada à área de publicidade, media e digital, tendo ficado responsável pelos mercados português, espanhol e também da África Subsariana.

No plano pessoal, recordar também que Nuno Santos foi casado com a jornalista Andreia Vale, ex-profissional da SIC e SIC Notícias e atual rosto da Informação da CMTV, com quem tem um filho, Pedro, de dez anos. 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Impala e reprodução TVI

Siga a Revista VIP no Instagram