Receita
Ninho de ovos

Culinária

Qua, 16/04/2014 - 00:00

Ingredientes:

6 ovos ,
100 ml de água morna,
80 g de manteiga,
100 g de amêndoa triturada,
150 g de,
Farinha de trigo,
1 c. ( de chá) de fermento em pó.

Para a cobertura:
100 g de chocolate em tablete,
100 ml de natas,
1 c. ( de sopa) de manteiga.

Para a decoração:
pintinhos de massapão,
lascas de chocolate q.b.
fios de ovos q.b.
pérolas prateadas q.b. 

Preparação:

1- Bata as gemas com o açúcar e, em seguida, junte a água morna. Continue a bater, incorporando a manteiga amolecida. Em seguida, junte a amêndoa e bata um pouco mais. Peneire a farinha com o fermento e envolva no preparado, alternando com as claras em neve.

2- Verta a masssa em uma forma própria para ninhos , untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve a forno previamente aquecido a 180°, e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos. Desenforme sobre uma rede de cozinha e deixe arrrefecer.

3- Entretanto, prepare a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria. Retire e junte as natas, mexendo muito bem. Barre o bolo com este creme e decore com lascas de chocolate, os fios de ovos , as pérolas e os pintinhos.

Pintinhos ingredientes:
200 g de massapão,
corante alimentar amarelo e cor de laranja q.b.
chantili q.b.
chocolate fundido q.b.

1- Separe o massapão em duas partes, uma com cerca de 150 g e outra com 50 g. Á maior junte algumas gotas de corante alimentar amarelo, e á restante, corante alimentar cor de laranja, até obter a cor desejada.

2- Com o massapão amarelo, faça 8 bolinhas de tamanhos diferentes, para a cabeça e o corpo dos pintinhos e da galinha. Com o massapão laranja, molde as patas, cristas e bicos dos pintinhos. 3- Coloque um pouco de chantili num funil de papel vegetal, e com ele, faça os olhos dos pintinhos. Repita a operação com chocolate fundido. 

Lascas de chocolate
1- Para fazer as lascas, derreta o chocolate em banho-maria e mexa até obter um creme. Espalhe-o sobre uma superficie de trabalho, alise com uma espátula e deixe arrefecer, até ficar duro. Com o auxilio de uma faca afiada, raspe finas camadas de chocolate.

Sugestão: Se preferir, pele as amêndoas, mergulhando-as em água quente por 2 minutos. Em seguida, leve-as ao forno a torrar, por alguns segundos. Os fios de ovos , encontram-se a venda em pastelarias, e casas da especialidade.

Siga a Revista VIP no Instagram