Natal
O menu pouco calórico para a noite de Consoada

Nacional

Está preocupado com o seu peso com a chegada do Natal? Tome nota deste menu e adote-o em sua casa!

Dom, 08/12/2019 - 18:20

O Natal é, para muitos, sinónimo de engordar e esta é uma preocupação dos portugueses que têm cuidados com a boa forma física. As iguarias natalícias são irresistíveis e, quase todas, muito calóricas. No entanto, há menus igualmente deliciosos e especialmente desenhados para quem quer manter a linha e não quer ganhar aqueles quilinhos.

A revista Hola apresentou uma sugestão de menu saudável e equilibrado para a noite de Consoada. Confira-a!

Aperitivos

A ceia de Natal pede, como todos os jantares de amigos e família, aperitivos. Para evitar grandes excessos calóricos, opte por pimentos assados, espetadas de tomate cherry com queijo fresco, cogumelos salteados com alho, salada de polvo com salsa e camarão cozido. 

Prato Principal

O bacalhau é uma opção saudável e pode continuar a servi-lo como prato principal na noite de Consoada. Remova toda espuma criada durante a cozedura e quando estiver confecionado deixe a repousar para que toda a gordura do peixe suba à superfície da água e possa ser removida. Para acompanhar, opte por legumes e leguminosas em vez das batatas cozidas. Alcachofras, feijão, espinafres, repolho, alface, couves, cenoura, cebola e tomate podem ser ótimas soluções.

Se não gostar de bacalhau, escolha pescada, tamboril, pargo ou, para os amantes de carne, frango ou peru estufado com batata doce. 

Sobremesa

É muito difícil resistir aos doces de Natal. Não faz mal comê-los, desde que seja com moderação. No entanto, a sobremesa principal deve ser fruta e deve ingeri-la antes de qualquer doce, para ficar mais saciado e não abusar na hora de passar às iguarias natalícias. Laranja, tangerina, kiwi, framboesas, romã, maçã, melão, morangos, pêra e toranja são algumas das sugestões. Para tornar as opções mais apetecíveis, pode derreter chocolate amargo [quanto mais rico em cacau, mais saudável e menos calórico] e fazer uma espécie de fondue de fruta.

No que diz respeito aos doces de Natal, opte por fazê-los em casa, para poder controlar a quantidade de açúcar adicionado.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram