Natal
Anime a noite de Natal com estes jogos simples e atividades divertidas

Nacional

Ainda não tem planos para animar a noite de Natal? Descubra as nossas dicas e divirta-se em família!

Ter, 17/12/2019 - 13:00

O Natal está a chegar e começam a preparar-se os detalhes para a noite de Consoada e para o dia 25 de dezembro, datas em que a família se reúne, troca presentes e partilha momentos cúmplices e de diversão. 

A troca de presentes, que normalmente acontece à meia de dia 24 para 25, é a altura mais esperada dos pequenotes, mas muitas vezes é difícil mante-los distraídos, divertidos e, especialmente, acordados. Ainda não tem planos para animar a noite de Consoada? O site da VIP fez uma seleção de jogos e outras atividades para fazer em família. Confira!

Jogos de tabuleiro

A primeira sugestão é o clássico Monopólio. O jogo de tabuleiro mais famoso do mundo tem como objetivo criar um império milionário, evitar a falência e levar os adversários à bancarrota. Os jogadores têm de comprar casas, hotéis, empresas e caminhos de ferro. Quem gerir as suas economias de forma mais eficiente, ganha. 

Outros jogos de tabuleiro que podem também ser divertidos são o Pictionary [onde os jogadores recebem cartões com categorias e palavras, têm que as desenhar sem dizer quais são e os companheiros de equipa têm de adivinhar], o Scrabble [jogo de tabuleiro de palavras cruzadas], o Time’s Up [jogo de mímica com temporizador], ou o Exit [um jogo de tabuleiro que recria um “Escape Room“e os jogadores têm de decifrar enigmas para conseguirem sair do local onde ficam “presos”]. 

Corrida às Meias de Natal

A ideia deste jogo é fazer duas equipas. Cada equipa tem que ter uma meia de Natal pendurada na lareira ou num móvel. As duas meias devem estar lado a lado. O objetivo é encher a meia de doces com uma colher. A equipa que recolher mais rápido os doces e conseguir encher a meia ganha fica com os doces das duas meias. 

Detetor de Mentiras

Este é uma ótima atividade para fazer após a ceia de Natal, quando ainda estão todos sentados à mesa a conviver. A ideia é cada participante referir três factos, curiosidades ou aspetos pessoais sobre si, onde apenas dois correspondem à realidade. Os outros participantes podem fazer questões a quem está a jogar e, no fim, tentam adivinhar qual dos factos é mentira. Quem acertar é o próximo a jogar. 

Jogo da Memória

Reúna alguns acessórios e mostre-os aos participantes deste jogo durante 30 segundos. Depois, esconda-os. O jogador que acertar no maior número de acessório que mostrou ganha. O ideal é optar por acessório pequenos, colocá-los numa bandeja e mostrá-los todos de uma vez, o que acabará por dificultar a tarefa de memorização. 

O Telefone estragado

Este jogo também é um clássico. A ideia é criar uma “corrente telefónica”: um jogador começa por dizer uma frase e dizer ao ouvido do jogador que esteja ao seu lado, sem que os outros ouçam. Esse jogador deve acrescentar uma ou mais palavras à frase inicial e dizê-la ao jogador ao seu lado, e assim sucessivamente. O último jogador da corrente deve dizer a frase inicial e todas as outras palavras que foram acrescentadas sem alterações. Se o conseguir fazer, o jogo foi realizado com sucesso. 

O jogo do ovo

Este jogo é apenas para os mais arriscados e para quem não tem medo de se sujar [e tiver uma toalha à mão]. A ideia é um jogador definir uma categoria, por exemplo Natal. Este jogador deve ter um copo com um ovo e questionar todos os participantes sobre um facto, uma curiosidade ou outra coisa que seja alusiva ao Natal. Quem não conseguir responder no tempo previsto, leva com o ovo na cabeça. Quem perder, é o próximo a definir a categoria, e assim sucessivamente.

Batata Quente

A ideia é reunir alguns presentes engraçados e caricatos [embrulhados], juntar todos os participantes num círculo e passá-los de mão em mãe [um de cada vez], como se fosse o jogo da batata quente. Quando a música parar, quem tiver a “batata quente” na mão, sai do jogo e fica com o presente que lhe calhou.

Jogo do laço

Este jogo é muito fácil de jogar, mas muito difícil de ganhar. A ideia é formar pares. Arranje fitas de Natal que já não vá usar e entregue uma a cada par. O participante deve fazer um laço no pulso do parceiro só com uma mão e sem ajuda. Quem conseguir fazê-lo mais rápido, ganha. 

Anedotas de Natal 

Existem vários sites e vários livros com piadas e anedotas alusivas à quadra natalícia. Se por acaso quer animar a noite de Natal com algum sentido de humor, esta será a melhor solução!

Veja aqui alguns exemplos:

1- «O menino pergunta à mãe:
– Mãe! Foi a cegonha que me trouxe para o mundo?
– Sim meu filho!
– E é Jesus que nos dá o pão de cada dia?
– Sim meu amor!
– Mais uma coisa. É o Pai Natal que dá os brinquedos no Natal?
– É isso mesmo!
– Então para que serve o pai?»

2- «Perto do dia de Natal um juiz interroga um réu:
– Do que o senhor é acusado?
– De fazer as compras de Natal antes do tempo.
– Mas isso não é crime nenhum! Com que antecedência estava a fazer as compras?
– Antes da loja abrir.»

3- «Um político honesto, um advogado generoso e o Pai Natal estavam a caminhar quando viram uma nota de 50 euros. Qual dos três a apanhou? O Pai Natal, porque os outros dois não existem.»

4- «O que é que um cão disse ao outro quando voltava de uma árvore de Natal toda iluminada? Finalmente colocaram luz na casa de banho.»

O site da VIP sugere-lhe ainda o livro “50 piadas mais secas que o peru de Natal”, de Gonçalo Castro, Pedro Pinto e João Ramalhinho. 

Estas são as sugestões que temos para si e para a sua família para passar uma noite de Consoada bem divertida. Se preferir, pode acrescentar acessórios aos jogos, criar novas regras ou inventar jogos novos. 

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

 

 

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram