Natal: 6 receitas obrigatórias
O que não pode faltar à sua mesa

Culinária

Viva a magia da época natalícia à mesa! Presenteie quem mais gosta com as receitas que não podem faltar para que a Consoada seja perfeita!

Sex, 20/12/2019 - 18:20

Seis receitas de Natal que não podem faltar à sua mesa: 

 

Rabanadas

8 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 35 min.
Conservar à temperatura ambiente
Não congelar

Ingredientes:
8 fatias de pão de forma (de véspera)
4 ovos
0,5 l de leite 
3 c. (de sopa) de açúcar 
1/2 limão (casca fina)
1 pau de canela
óleo, açúcar e canela q.b.

Preparação:
1 – Corte o pão em fatias e bata os ovos com um garfo; reserve. Ferva o leite com o açúcar, a casaca de limão e o pau de canela; retire do lume, elimine a casca e o pau de canela e deixe arrefecer. 
2 – Aqueça óleo numa frigideira funda. Passe as fatias de pão pelo leite e de seguida, pelos ovos. Deixe escorrer e frite no óleo quente. Retire as fatias com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente. Ainda quentes, passe-as por uma mistura de açúcar e canela.

Tronco de chocolate

12 porções
Grau de dificuldade: 
Tempo de preparação: 
Frigorífico: 2 dias
Congelador: 10 dias

Ingredientes: 
MASSA
7 ovos
200 g de açúcar
1 limão (raspa)
100 g de farinha
20 g de cacau
1 c. ( de chá) de fermento em pó
manteiga e açúcar q.b.
RECHEIO
0,5 l de leite
1 pau de canela
2 cascas de limão
150 g de açúcar
40 g de farinha
1 ovo
2 gemas
20 g de cerejas picadas
COBERTURA
200 g de tablete de chocolate branco
5 c. (de sopa) de leite
150 g de tablete de chocolate para culinária
cacau em pó, folhas de azevinho e cerejas cristalizadas q.b. 

Preparação:
1 – Unte o tabuleiro do forno com manteiga e forre-o com papel vegetal. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme aveludado. Junte a raspa de limão e envolva a farinha com o cacau e o fermento. Verta a massa no tabuleiro, espalhe-a bem e leve a meio do forno, por dez minutos. Retire e deixe arrefecer. 
2 – Faça o creme; ferva o leite com a canela e as cascas de limão. À parte, junte o açúcar com a farinha, envolva um pouco do leite em fio e mexa bem. Adicione o ovo e as gemas e verta o restante leite. Passe o preparado por um passador de rede e leve novamente ao lume, para engrossar. 
3 – Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com açúcar e barre-a com o creme. Disponha por cima as cerejas picadas e enrole com a ajuda de um pano, até obter uma torta. Reserve. 
4 Parta o chocolate branco em pedaços e derreta-o com o leite, em banho- maria. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando e verta sobre a torta, cobrindo-a por completo. Reserve. 
5 – Derreta o chocolate para culinária igualmente em banho-maria e espalhe-o sobre uma folha de papel vegetal. Alise bem e reserve no frigorífico para solidificar bem. 
6 – Corte duas fatias largas à torta, na diagonal. Coloque o pedaço maior de torta no centro de um prato e nos lados coloque cada extremidade que cortou, simulando o tronco . Corte o chocolate já sólido em lascas e decore o tronco. Polvilhe-o com cacau em pó e decore com folhas de azevinho e cerejas. Sirva o tronco fresco. 

 

Sonhos 

12 porções
1 h 20 min.
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorifico: 3 dias
Não congelar

Ingredientes: 
2,5 dl de água fria
5 c. (de sopa) de azeite
1 pitada de sal
175 g de farinha
5 ovos pequenos
óleo q.b.

Preparação:
1-Leve ao lume a água com o azeite e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, junte a farinha e mexa até descolar do fundo do tacho. Deixe arrefecer um pouco. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Deixe repousar, por dez minutos. 
2- Leve uma frigideira ao lume com óleo e aqueça. Frite colheradas da mesma, aos poucos de cada vez. Escorra os sonhos sobre papel absorvente e sirva. 

Dica para fritar bem:
Para que a massa dos sonhos fique bem frita por dentro, deve empurrá-los contra as paredes da frigideira, para rebentarem.

 

Polvo a Lagareiro

4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 1 h 30 min.
Frigorífico: 2 dias
Não congelar

Ingredientes: 
1 polvo (1,5 kg)
2 folhas de louro
1,2 kg de batatas
2 pimentos vermelhos
1 cabeça de alho pequena
2 cebolas
2 dl de azeite
2 c. (de sopa) de vinagre
sal e alecrim q.b. 

Preparação:
1 – Ligue o forno a 180° C. Lave bem o polvo e coza-o na panela de pressão, durante 40 minutos, em água temperada com as folhas de louro. Entretanto, lave bem as batatas com a casca e coloque-as num tabuleiro. Polvilhe com sal grosso e asse-as no forno durante 45 minutos.
2 – Retire o polvo da panela, coloque-o num tabuleiro refratário e tempere com sal. Escorra as batatas, pressione-as de modo a abri-las e junte-as ao polvo. Corte os pimentos em tiras, a cabeça de alho ao meio e as cebolas em gomos. 
3 – Adicione tudo ao polvo e regue com o azeite. Leve a assar no forno durante 35 minutos. Retire e junte o vinagre. Transfira para a travessa de servir, decore com alecrim e sirva de imediato.

 

Bacalhau com todos

4 porções
Tempo de preparação: 1 h 30 min.
Grau de dificuldade: Médio
Frigorífico: 2 dias
Não congelar

Ingredientes: 
4 postas de bacalhau demolhado
600 g de grão cozido
1 raminho de salsa
1 c. (sobremesa) de grãos de pimenta
4 batatas médias
2 cenouras grandes
1 couve portuguesa
2 ovos (à temperatura ambiente)
8 dentes de alho
sal, pimenta e azeite q.b. 

Preparação:
1- Descasque as batatas, arranje a couve e raspe a casca das cenouras. Corte as batatas e as cenouras ao meio. Lave as postas de bacalhau demolhadas e coloque num tacho largo. Cubra com água e junte o ramo de salsa e os grãos de pimenta, Lave os ovos e junte-os ao bacalhau. Leve ao lume a cozer. 
2- Num outro tacho, coloque as batatas e as cenouras e cubra também com água até três dedos acima das batatas. Tempere com sal e leve ao lume. Assim que ferver, junte a couve lavada e rasgada em pedaços. Para verificar a cozedura dos legumes, vá espetando um garfo nas cenouras e quando estiverem macias, o resto também está cozido. 
3 – Descasque e pique os alhos ou corte-os em rodelas. Numa travessa, coloque o grão quente com os restantes legumes, bem escorridos. Descasque os ovos, corte-os ao meio e disponha-os junto dos legumes. Coloque também o bacalhau e, no momento de servir, polvilhe com os alhos picados. regue com azeite e tempere com um pouco de pimenta moída na altura.
 

 

Bolo-rei 

Ingredientes: 
20 g de fermento de padeiro
50 ml de água fria
500 g de farinha
uma pitada de sal
100 g de açúcar
4 ovos
50 ml de vinho do Porto
1 laranja (raspa)
1 limão (raspa)
50 g de manteiga
50 g de pinhões
50 g de passas
50 g de miolo de noz picado
100 g de frutas cristalizadas picadas
1 ovo para pincelar
açúcar em pó
geleia e fruta cristalizada q.b.

Preparação:
1- Dissolva o fermento de padeiro na água e misture-a com 175 g de farinha e o sal. Amasse até ligar bem. Faça uma bola com a massa e tape-a com um pano e reserve em local morno durante cerca de 1 hora para levedar. Passado o tempo, junte a farinha restante, o açúcar, o vinho do Porto, as raspas de limão e laranja e a manteiga derretida e arrefecida. Amasse até ligar bem e enquanto amassa, junte os ovos, um de cada vez. Acrescente todos os frutos secos e a fruta cristalizada e amasse para ligar tudo muito bem. Faça uma bola, tape de novo com um pano e deixe levedar por 2 horas. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha.
2- Coloque a massa sobre o tabuleiro e forme o bolo-rei, tape de novo e deixe levedar mais 1 hora. Ligue o forno a 180º C. Pincele o bolo com o ovo batido e decore-o com fruta cristalizada e montinhos de açúcar em pó. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire o bolo do forno e, enquanto estiver quente, pincele a sua superfície com geleia.

Veja mais receitas Cozinhar Sem Stress para o seu Natal e Ano Novo aqui

 

Siga a Revista VIP no Instagram