Conchita Wurst
Mulher barbuda vence Festival da Eurovisão

Internacional

De vestido dourado e barba cerrada, a drag queen venceu o título deste ano

Seg, 12/05/2014 - 00:00

Realizou-se no passado sábado a final do Festival da Eurovisão 2014 em Copenhaga, na Dinamarca. Festival de referência no continente europeu desde 1956, contou mais uma vez com os habituais países concorrentes apurados em anteriores meias-finais.

Este ano, os holofotes estavam sobre Conchita Wurst, anteriomente conhecido como Thomas Neuwirth, que se apresentou com figura feminina. num vestido dourado mas de barba. Apesar da música "Rise like a Phoenix" não estar à partida nas favoritas, o travesti conquistou a audiência e conseguiu arrecadar 290 pontos, seguida das canções da Holanda (238 pontos) e da Suécia (218 pontos), segundo e terceiro classificados.

Aos 25 anos e com uma voz pontente que tem vindo a ser comparada à da cantora Céline Dion, Conchita conseguiu fãs de todo o continente com muitos deles a manifestarem-se na sede do festival deste ano apresentando-se com barba postiça.

Segundo a organização, cerca de 125 milhões de pessoas assistiram à grande final da Eurovisão, tendo ficado àquem em Portugal, onde foi visto por uma média de 541.500 espetadores, representando 5.7% de rating e 13.5% de share na RTP.

Veja ou reveja aqui a canção vencedora.

Foto: REUTERS

Siga a Revista VIP no Instagram