Vip
MOZAH encanta Londres

Realeza

ISABEL II recebe os sheiks do Qatar em Windsor
Mozah bint Nasser Al Missned, sheikha do Qatar, é uma das mulheres que mais dá que falar na Imprensa internacional.

Sex, 12/11/2010 - 00:00

Mozah bint Nasser Al Missned, sheikha do Qatar, é uma das mulheres que mais dá que falar na Imprensa internacional. Aos 51 anos, a segunda mulher do emir do pequeno, mas rico estado árabe, Hamad bin Khalifa Al-Thani, surpreende pela sua elegância e beleza, tendo sido já eleita pela revista americana Vanity Fair como uma das mulheres mais elegantes do Mundo.

Isso mesmo comprovou na sua mais recente visita a Inglaterra, onde esteve três dias, e na qual não deixou ninguém indiferente. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o duque de Edimburgo, em tom de brincadeira, terá atirado, inclusive, algumas piadas charmosas à mulher do emir do Qatar, dando a entender que ela não aparentava ter aquela idade. Piada que ela recebeu bem, com um sorriso na cara.

Afinal, além de elegante e bonita, Mozah é também uma mulher inteligente. Licenciada em Sociologia, a sheikha é também conhecida pelo seu compromisso social, sobretudo na atenção dada às áreas da educação, da cultura, dos direitos familiares e das crianças. A primeira­--dama do Qatar, que é mãe de sete dos 27 filhos do emir, é relações públicas da Qatar Foundation para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, sendo também embaixadora especial da Unesco para a Educação. O seu envolvimento neste tipo de organizações já a fez ser distinguida várias vezes por universidades como a da Virginia, do Texas, o Imperial College de Londres, entre outras, que possuem e atribuem doutoramentos honorários.

De facto, Mozah foi eleita pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais importantes do Mundo, colocando-a na posição 79 da lista de 2010. A sheikha é a segunda de três mulheres do emir e é a única que tem uma ligação directa com as acções do governo do Qatar. Papel que já a levou a visitar vários países como o Brasil, os Estados Unidos e a França, onde, segundo a Imprensa do país, protagonizou um “duelo de elegância” no Eliseu com Carla Bruni.

Na visita de três dias à capital inglesa, na qual os representantes do Qatar foram recebidos com toda a pompa e circunstância no Palácio de Windsor pela rainha Isabel II, pelo príncipe Carlos, e pela nora, Camila Parker­-Bowles, Mozah foi a estrela. Com um estilo muito próprio, caracterizado pelo uso de turbantes ou chapéus que lhe cobrem o cabelo e trajes elegantes, mas conservadores, seguindo a tradição muçulmana, sheikha Mozah recorreu aos melhores estilistas do mundo para se apresentar em Londres. Dior, Valentino, Armani Prive, Jean Paul Gaultier e jóias Cartier e Chaumet foram as marcas eleitas pela sheikha para encantar em Inglaterra.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram