Meghan e Harry: Súbditos não perdoam hipocrisia
Duques dizem estar preocupados com poluição, mas viajam de jato privado

Realeza

Meghan Markle e o príncipe Harry voltam a ser acusados de hipocrisia depois de passarem férias secretas em Ibiza. O casal real, que se diz preocupado com a poluição e as alterações climáticas, viajou de jato privado

Sex, 16/08/2019 - 8:28

Meghan Markle e o príncipe Harry voltam a estar no centro de uma onda de críticas por parte dos britânicos. Os duques de Sussex viajaram até Ibiza com a maior discrição para viverem umas férias secretas, mas o verdadeiro motivo da discussão que tem vindo a surgir nas redes sociais deve-se ao facto de, mais uma vez, terem optado por viajar em voos privados. 

Os pais do pequeno Archie, de três meses, são utilizadores assíduos das redes sociais no que toca a dar a cara e divulgar causas de caridade que alertam para as alterações climáticas e para a necessidade de proteger o meio ambiente. Mas as escolhas de vida de Meghan e Harry contrariam tudo aquilo que defendem e os fãs da família real britânica estão novamente a acusá-los de hipocrisia. 

A razão pela qual o casal opta por voos privados é, provavelmente, porque se sentem mais seguros e para conseguirem ter mais privacidade, uma vez que são membros da realeza. Mas, segundo o ex-oficial de proteção real Ken Wharfe, que prestou declarações à Vanity Fair sobre o caso, estas não são razões legítimas para quem se diz ativista de causas solidárias e climáticas. 

«Durante o tempo em que servi o Palácio [Buckingham], a maior parte dos voos que apanhei com a realeza eram comerciais, pela British Airways, a companhia aérea nacional. Na verdade, nunca me lembro de voar num avião privado. Nem é garantia de segurança, a British Airways é segura e está habituada a trabalhar com celebridades e com a realeza», declarou.

«Os duques não podem estar a pregar sobre os efeitos catastróficos das alterações climáticas quando anda a apanhar voos particulares… para quê colocar um avião no ar propositadamente quando se pode apanhar um voo comercial?», terminou.

Nas redes sociais, começaram a chover comentários que criticam a escolha de Meghan e Harry. «É ridicula a forma como eles [os duques] usam aviões como se estivessem a usar carros. E depois tentam alertar para as mudanças climáticas. Para eles, somos camponeses que temos que mudar, para eles poderem continuar com o seu estilo de vida, banhados a ouro», «Estes dois são cada vez mais patéticos! Enviar mensagens contraditórias não é bom para o Reino Unido! Ou alertam para as mudanças climáticas ou então fazem estas coisas! Não podem fazer ambas!», «São ambos uma piada absoluta! Querem salvar o planeta, dizem que só querem ter dois filhos por isso mesmo, e depois viajam de jato particular e de helicóptero para todo o lado! Estão a tentar enganar quem?», lê-se nos comentários à notícia.

Os gastos milionários e os voos privados 

Recorde-se que esta não é a primeira vez que Meghan, de 38 anos, e Harry, de 34, são acusados de hipocrisia. Os duques de Sussex já tinham sido alvo de críticas semelhantes quando começaram a remodelar a casa nova, que custou mais de três milhões de libras pagas com fundos públicos, e por se deslocarem recorrentemente através de voos particulares, que são extremamente poluentes e prejudiciais para o meio ambiente. O casal chegou a deslocar-se de helicóptero de Londres para Windsor, que ficam a uma distância de 45 minutos de carro.

O motivo das críticas deve-se ao facto de, na altura, o filho mais novo do príncipe Carlos e a mulher alertarem para a necessidade de diminuir a utilização de combustíveis fósseis. Os fãs da família real britânica não foram brandos e teceram duros comentários às atitudes dos duques de Sussex: «A hiprocrisia cheira mal», «Se realmente acreditam no que estão a publicar, viajem em aviões comerciais», «A pegada de carbono da família real é escandalosa, acho que este post é uma ironia», «Talvez possam tentar não gastar dinheiro do bolso público em coisas que não precisam!»

Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram